Lixo Eletrônico

Páginas: 18 (4318 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
1- Introdução

Na sociedade contemporânea, o consumo elevado, o ritmo acelerado da inovação e a chamada os olência programada fazem com que os equipamentos eletrônicos se.
Transformem em sucata tecnológica em pouco tempo. Nos últimos anos a exportação desse tipo de resíduo desde os países desenvolvidos para o terceiro mundo aumentou de forma considerável. Isso ocorreu devido a diversas razões,entre elas os custos elevados para o descarte adequado ou para a desmontagem com fins de reciclagem. A exportação dos resíduos eletroeletrônicos aos países não membros da emenda da Convenção de Basiléia - que permite a exportação de equipamentos em funcionamento para reutilização - ocorreu, em sua maioria, de forma ilegal devido ao abuso por parte dos exportadores, que misturam os equipamentos emfuncionamento com outros sem menores condições de uso.
Organizações ambientais internacionais, tais com o Greenpeace e a Rede de Ação da Basiléia, estão fazendo campanhas de conscientização quanto às grandes quantidades de resíduos eletroeletrônicos que acabam em países subdesenvolvidos.
De acordo com a Waste, (Empresa Americana de Reciclagem) frequentemente não se levam em consideração aspessoas que realmente estão desmontando o lixo eletroeletrônico por motivos de subsistência. Os equipamentos fora de funcionamento geralmente são reciclados por empresas em pequena escala. Embora a maioria dessas práticas de reciclagem ofereça ameaças à saúde humana e ao meio ambiente, é ainda trabalho diário e fonte de renda para milhares de pessoas no mundo todo.
A Waste certamente reconhece queos países mais pobres e, especialmente as pessoas com menor renda que vivem nesses países estão frequentemente sobrecarregados com os objetos rejeitados por países desenvolvidos, mas concorda que diversas questões precisam ser consideradas.
O Brasil está em primeiro lugar entres os países emergentes que mais geram resíduos sólidos provenientes de aparelhos eletrônicos usados, como computadores,celulares, tevês de alta definição, notebooks, smartphones, aparelhos de mp3, impressoras, escâneres e todo o tipo de acessórios que estão presentes no modo de vida contemporâneo.
De acordo com o relatório “Recycling – From E-waste to Resources”, lançado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP, United Nations Environment Programme), o Brasil produz 0.5 kg per capita/ano (cerca de95 mil toneladas), seguido bem de perto por México e China (ambos com 0.4 kg per capita/ano). Em termos globais, a sociedade humana está produzindo nada menos que 50 milhões de toneladas de “e-lixo” anuais. Só a União Europeia é responsável por 9 milhões de toneladas, mas será que todos esses resíduos eletrônicos estão sendo gerados apenas pelo fato de que os aparelhos já esgotaram suascapacidades de utilização?
É bem provável que não. Talvez os componentes principais que estão motivando essa produção absurda de “e-resíduos” tenham mais a ver com educação, postura, impulso, consumismo, complexo de superioridade, de inferioridade, ansiedade, sensação de vazio.
A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA, sigla em inglês de Environmental Protection Agency) aponta que, das 3,1milhões de toneladas de “e-waste” produzidas no país em 2008, apenas 14% (434 mil toneladas) foram destinadas à reciclagem. Isto significa que 2,6 milhões de toneladas foram parar em aterros sanitários, fornos incineradores ou em outros países, entre eles, Gana, Tanzânia, Vietnã, Malásia, Quênia, Haiti, Filipinas, Tailândia e Brasil.
Infelizmente essa é uma realidade para muitos países, além degerar o lixo, países em desenvolvimento importam o lixo de países desenvolvidos.
O lixo eletrônico representa 5% de todo o lixo produzido pela humanidade, pode não parecer tão expressivo, todavia ele representa 50 milhões de toneladas de resíduos dessa espécie. O Brasil produz, aproximadamente, 1% deste total, sendo uma quantia aproximada de 2,5kg por habitante. Vale ressaltar que a indústria...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo eletrônico
  • Lixo eletrônico
  • lixo eletronico
  • Lixo Eletrônico
  • lixo eletronico
  • Lixo eletrônico
  • Lixo eletronico
  • Lixo eletronico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!