Lixo eletrônico

Páginas: 8 (1884 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2013
DO LIXO ELETRÔNICO À CRIAÇÃO DE KITS DIDÁTICOS

Categoria 5: Tecnologia Industrial e Infraestrutura

Carlos Eduardo Simão Oliveira – ceso.eletric@hotmail.com
Luis Augusto Pedroso dos Santos Junior – Luis.augusto21@yahoo.com
Wesley Bissoni Perez – wesleysnyps-wbp@hotmail.com

Mauricio F. Vieira – mfvieira01@terra.com.br
André Almeida – amaidig@ig.com.br

Fatec “Dom Amaury Castanho” –Itu
RESUMO
Este projeto tem como principal objetivo desenvolver kits didáticos voltados à qualificação profissional do setor tecnológico de processos industriais e mecatrônico através da utilização e transformação do lixo eletrônico. Assumiu compreender problemas como falta de equipamentos e materiais didáticos em instituições de ensino, assim como a falta de qualificação profissional e adificuldade na integração de novos funcionários nas indústrias e dar um tratamento adequado ao lixo eletrônico reutilizando peças e componentes de impressoras, computadores, scanners e eletrônicos em geral. O desenvolvimento do projeto passou por vários estágios: a necessidade, análise do problema, a definição da especificação, geração de soluções possíveis, seleção de uma solução adequada, construção doprojeto, documentação do projeto e elaboração do material didático, foi criado um protótipo da mini unidade de manufatura (M.U.M.) a transportadora de esferas de maneira empírica contendo recursos tecnológicos iguais e ou similares aos aplicados nas indústrias valorizando a integração dos equipamentos mecânicos, eletrônicos, CLP, microcontroladores e estruturais, assim como o seu aprendizado. Como programa M.U.M. é possível sanar de maneira abrangente a falta de equipamentos laboratoriais permitindo aos seus estudantes a possibilidade da experiência prática fundamental e complementar à teoria. A utilização do lixo eletrônico possibilita como resultado a sustentabilidade do projeto rebaixando consideravelmente o custo de kits didáticos permitindo a aquisição e manutenção por maisentidades de ensino e empresas que desejem diminuir e potencializar a integração de seus estudantes e funcionários ao conhecimento prático. Portanto a criação de uma nova metodologia na transformação do lixo eletrônico em kits didáticos, copiando modelos de processo industriais reais, possibilitará um ensino capaz de integrar o conhecimento acadêmico ás necessidades industriais de maneira eficaz esustentável.
PALAVRAS-CHAVE: Burocracia Institucional; Lixo eletrônico; Kits didáticos; Qualificação profissional.




PROBLEMAS INDENTIFICADOS
No início do curso de Mecatrônica Industrial na Fatec-Itu nos deparamos com falta de equipamentos e materiais didáticos, falta de tratamento do lixo eletrônico existente e o alto custo dos equipamentos necessários para formação mecatrônica. No âmbito domercado de trabalho observamos a falta de qualificação profissional, em relação ao conhecimento de processos tanto de manutenção como operacional, de acordo com as necessidades das empresas, apesar de inúmeros formandos. O longo tempo de integração e adaptação de um funcionário na indústria e o elevado custo de treinamento faz com que aja a necessidade de existir um método de ensino focado paraacelerar esse processo. Principalmente pelo fato de não existir a integração entre os equipamentos.
PROBLEMA PRINCIPAL
A falta de uma cultura voltada ao conhecimento prático unido á pesquisa e inovação acadêmica focadas na solução de problemas reais da indústria brasileira.
HIPÓTESE
Criar uma metodologia que possa acelerar a integração do ensino profissional à prática industrial com baixo custo,tratando a problemática do lixo eletrônico.
JUSTIFICATIVA
A importância desse projeto se resume em integrar a resolução dos problemas identificados. O projeto consiste em construir Mini Unidades de Manufatura (M.U.M.) que contém recursos tecnológicos iguais ou similares aos aplicados na indústria. Juntamente com uma metodologia de construção e aplicação no ensino tecnológico baseado na analise...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo eletrônico
  • Lixo eletrônico
  • lixo eletronico
  • Lixo Eletrônico
  • lixo eletronico
  • Lixo eletrônico
  • Lixo eletronico
  • Lixo eletronico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!