Lixo Doméstico

Páginas: 8 (1899 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013










LIXO DOMESTICO
















INTRODUÇÃO

Diariamente, em nossas casas geramos lixo doméstico para o meio ambiente. O lixo doméstico é caracterizado por restos de alimentos, materiais plásticos, produtos de higiene pessoal, óleo de cozinha, embalagens, folhas de quintal,entre outros. Algumas cidades já possuem coleta específica para o lixo orgânico e inorgânico despojado pelos lares, mas, na maioria dos casos, tratar o lixo doméstico ainda é um grande desafio.
O lixo doméstico é recolhido pela empresa de limpeza pública e , quando não há a seleção e o tratamento correto, são jogados em grandes lixões para efeito de decomposição. Depois de um período de sessentadias, a fermentação desse lixo gera no “lixão” uma espécie de gás metano e chorume (líquido escuro proveniente diretamente da decomposição dos dejetos).
Quando jogados em aterros sanitários, o lixo sofre uma decomposição controlada e pode servir para a fabricação de fertilizantes naturais. Quando falamos em lixo doméstico, grande parte do mau odor que o lixo exala provém das substâncias existentesno lixo orgânico, por exemplo, nos restos de comida.
Num processo de compostagem, o lixo orgânico (restos de refeições, cascas de frutas, papéis úmidos, restos de vegetais, café e estrume de animais) são transformados em adubos naturais no solo.
O uso do adubo da compostagem permite uma economia vantajosa, pois retira a necessidade de se comprar adubos artificiais, fortalece as plantas e umapequena horta que a pessoa tenha em sua casa. Quando o lixo orgânico é deposito de maneira incorreta na natureza, este pode acarretar sérios danos à natureza como a contaminação do solo e dos lençóis freáticos.
Sabemos que o lixo doméstico está relacionado diretamente com o excesso de consumo de nossos tempos, a comida que consumimos hoje, em grande parte, é industrializada e contém insumos químicosque, a médio e longo prazo, além de fazer mal à saúde do ser humano, anexados ao lixo podem afetar o equilíbrio biológico dos solos e contaminar as fontes de água.
Assim como já ocorre com o lixo industrial e agrícola, o lixo doméstico tem causado um profundo esgotamento dos aterros sanitários nas principais cidades do mundo. Nas grandes cidades, o lixo tornou-se num problema de saúde pública.Segundo dados do IBGE, no ano de 2000, cerca de 228,4 mil toneladas de lixos eram produzidas no Brasil, em média cerca de 50 mil toneladas de lixo são jogados diariamente em lix

CLASSIFICAÇÃO DO LIXO
Para determinar a melhor tecnologia para tratamento, aproveitamento ou destinação final do lixo é necessário conhecer a sua classificação,pois o lixo possui uma complexa composição, onde atuam diversos elementos de diferentes fontes. O lixo pode ser classificado de acordo com sua natureza física, composição química, origem, riscos potenciais ao meio ambiente, entre outros fatores. Quanto a sua natureza e estado físico, o mesmo pode ser classificado em sólido, líquido, gasoso e pastoso (Oliveira, 1997).
No que se refere ao critériode origem e produção, classifica-se da seguinte forma:
Lixo urbano: Formado por resíduos sólidos em áreas urbanas, onde se incluem os resíduos domésticos, os efluentes industriais domiciliares (pequenas indústrias de fundo de quintal) e resíduos comerciais;
Lixo domiciliar: Formado pelos resíduos sólidos de atividades residenciais, contém muita quantidade de matéria orgânica, plástico, lata,vidro, papéis, etc;
Lixo comercial: Formado pelos resíduos sólidos das áreas comerciais, compostos por matéria orgânica, papéis e plásticos de vários grupos.
Lixo público: Formado por resíduos provenientes de limpeza pública (areia, papéis, folhagem, poda de árvores);
Lixo especial: Formado por resíduos geralmente industriais, merece tratamento, manipulação e transporte especial, são eles:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Lixo doméstico
  • lixo domestico
  • Lixo doméstico
  • Lixo Doméstico
  • Tecnologia aproveitamento do lixo doméstico
  • Queima de lixo doméstico
  • Produção de lixo doméstico
  • Responsabilidade da coleta do lixo domestico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!