Lixeira de escritório: uma releitura do memphis

2400 palavras 10 páginas
LIXEIRA DE ESCRITÓRIO: UMA RELEITURA DO MEMPHIS

RESUMO
Este artigo relata o projeto, cujo o objetivo foi desenvolver uma lixeira para escritórios de criação que fizesse uma releitura do estilo do grupo Memphis. Para tal, uma pesquisa bibliográfica e iconográfica foi realizada para a estruturação da base teórica e, com o domínio do estilo desse grupo, foram desenvolvidos conceitos de estudo de lixeiras, finalizando com a escolha de um conceito definitivo, o qual reflete a crítica irônica ao uso do lixo (ironia essa característica central do grupo Memphis). Foi, enfim, proposto um conceito que cumpre os objetivos propostos.
Palavras chave: Memphis. Lixeira de escritório. Pós-modernismo. Ironia. Design de produto.

1 Introdução

Desde o surgimento das cidades, o homem enfrenta a problemática do acúmulo de lixo.
Como solução para o problema, desenvolveram-se algumas ferramentas que ajudaram a controlar o problema, entre elas, a lixeira. O conceito de lixeira surgiu assim, de uma necessidade e logo com o tempo sofreu transformações e melhorias para se adaptar às diferentes áreas em que seu uso foi empregado.
No final do século XIX, quando seu uso intensificou-se, as lixeiras foram essenciais para evitar o acúmulo de resíduos nas ruas e o aumento de ratos e outros organismos prejudiciais provenientes do mau tratamento do lixo urbano. Foi a partir daí que a lixeira foi adotada em diferentes ambientes, entre eles o escritório, espaço que surge de algumas necessidades: concentração, armazenamento e privacidade para um trabalho específico. O trabalho realizado neste ambiente é específico, logo o lixo gerado por ele também é, situação que requer, por sua vez, um recipiente adequado, ou seja, uma lixeira apropriada, dando origem ao tema deste trabalho: lixeira de escritório.

Existem diversos tipos de lixeiras específicas para escritório, porém estas apresentam características extremamente formais ou tradicionais. Alguns escritórios, como o de

Relacionados