Livros

Páginas: 4 (970 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
CLASSIFICANDO AS ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS

     
1. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS SUBJETIVAS

     De forma bem rápida, são aquelas que funcionam como SUJEITO da oração principal.Só para relembrar: segundo as gramáticas, sujeito é o ser sobre o qual afirmamos alguma coisa. Para identificar uma oração subordinada substantiva subjetiva, proceda da seguinte maneira:
1º. Isole aoração subordinada (aquele que começa pela conjunção QUE);
2º. Substitua essa oração pela palavra ISTO;
3º. Se a palavra ISTO funcionar como sujeito da oração principal, a oração subordinada tambémfuncionará como sujeito. Portanto, será SUBJETIVA.

Ex.: É importante que nos dediquemos aos estudos.

RESOLUÇÃO:
Isolando a oração “que nos dediquemos ao estudo” (que é a oração subordinada) etrocando-a pela palavra ISTO, teremos “É importante ISTO”. Colocando essa frase na ordem direta, teremos: “ISTO é importante.” Agora pergunta-se: qual é o sujeito dessa oração? Obviamente, é a palavraISTO. Se a palavra ISTO funcionar como sujeito, certamente a oração subordinada que você substituiu também funciona como sujeito no período original.

2. ORAÇÕES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS OBJETIVASDIRETAS

     Essas orações são aquelas que funcionam como objeto direto da oração principal. Objeto direto, para os que esqueceram, é o termo sem preposição que completa o sentido de um verbo. Paraidentificar uma oração desse tipo, proceda da seguinte forma:
1º. Isole a oração subordinada (aquele que começa pela conjunção QUE);
2º. Substitua essa oração pela palavra ISTO;
3º. Certamente, pelalógica do processo feito no exemplo anterior, à palavra ISTO funciona como sujeito da oração principal. Será? Veja o exemplo abaixo:

Ex.: O homem deseja que seus sonhos se realizem.

RESOLUÇÃO:Isolando a oração “que seus sonhos se realizem” (que é a oração subordinada) e trocando-a pela palavra ISTO, teremos “O homem deseja ISTO”. Agora pergunta-se: qual é o sujeito dessa oração?...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro
  • Livro
  • Livro
  • livro
  • Livro
  • Livro
  • Livro
  • livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!