Livros

Páginas: 2 (483 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2012
O principal tipo de plasto é o cloroplasto, que se caracteriza por apresentar cor verde, decorrente da presença do pigmento clorofila. Um cloroplasto típico tem forma de lentilha alongada, com cercade 4um de comprimento por 1 a 2um de espessura. A maioria dos cloroplastos é delimitada por suas membranas lipoproteicas, com um complexo membranoso interno formado por pequenas bolas discoidaisachatadas empilhadas. Existem, no entanto, cloroplastos com três membranas, como os do protista clorofilado, em mesmos os das algas diatomáceas e das algas marrons.
Os cloroplastos são capazes de seautoduplicar. Quando uma célula vegetal divide-se em duas células-filhas, cada uma delas recebe aproximadamente metade do numero de plastos existente na célula mãe. Á medida que as células-filhascrescem, os plastos se auto duplicarem, restabelecendo sua quantidade original nas células.
Um tipo de cloroplasto pode transformar-se facilmente em outro, leucoplasto, por exemplo, podemtransformar-se em cloroplastos e vice-versa, e ambos podem gerar cromoplastos.
Os cloroplastos, como as mitocôndrias, tem origem exclusivamente materna. Eles estão presentes no gameta feminino e darãoorigem a todos os cloroplastos que a planta vira a ter. proplastos contem DNA, RNA e ribossomos, sendo capazes de produzir diversas proteínas. Estão presentes nas células do embrião e nos tecidosmeristemáticos das plantas.
A capacidade de multiplicação dos plastos e suas semelhanças com as bactérias são forte indicio de que essas organelas, assim como as mitocôndrias, descendem de seresprocarióticos que invadiam seres eucarióticos ancestrais das algas e plantas.
Cloroplasto é uma organela presente nas células das plantas e algas, rico em clorofila.
Nos cloroplastosocorre a reação da mais fundamental importância para a vida das plantas e, indiretamente, para a vida dos animais: a fotossíntese. Os cloroplastos são geralmente discoidais. Sua cor é verde devido a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro
  • Livro
  • Livro
  • livro
  • Livro
  • Livro
  • Livro
  • livro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!