Livros mais conhecidos, conhecimentos

Páginas: 6 (1276 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
 Obra: A cidade e as Serras
autor: Eça de Queirós
fase do autor: realismo
movimento literario: Naturalismo
caracteristicas gerais: objetividade; visão racional da realidade; personagens concretos, reais que tratam fielmente da sociedade;literatura vista como arma de critica;postura antimonárquica;Visão pessimista da sociedade; análise psicologica;ironia ferina.
caracteristica do autor:Sendoum romance que expõe a visão do autor sobre o interior de Portugal onde as pessoas ainda não haviam sido contaminadas pela tecnologia das cidades grandes. A Cidade as Serras está ambientada na Europa em relação à Revolução Francesa e às diferenças do interior para cidades urbanas, lançado no ano de 1901.
palavras chave do movimento: Em meio às questões sociais, econômicas e políticas pelas quaiso Brasil passava, a literatura reagia contra as propostas românticas com o surgimento do Realismo sob influência do positivismo.
outros autores da mesma epoca: Machado de assis,
inovou em: O inaugurador do Realismo em Portugal, em O Crime do Padre Amaro, obra que causou um escândalo na época e foi bastante atacada por membros da sociedade conservadora, pois o enredo conta a história de um padreque se envolve com uma de suas “fiéis” e acaba por engravidá-la e induzi-la a um aborto.
Personagens: Jacinto (personagem principal que vive em Paris), José Fernandes (narrador-personagem, amigo de Jacinto), Galião (avô de Jacinto), Cintinho (pai de Jacinto), Grilo (criado de Jacinto, que foi levado a Paris por Galião) e Joaninha (prima de José Fernandes, camponesa).
tempo/espaço: A históriapassa em Paris e nas serras de Portugal. Acontece de 1834 quando o avô do personagem principal, Jacinto, vai para a França,a 1893, na volta definitiva dele para Portugal.
climax: Quando Jacinto chega a Portugal, passa a fazer caridades e se apaixona pela prima do amigo, Joaninha, com quem se casa e tem filhos.
desfecho:Jacinto sai de Paris, vai para Portugal, reconhece o valor do interior, conheceJoaninha, apaixona-se, casa e tem filhos.






obra: Vidas secas
autor: graciliano ramos
fase do autor: Neo -realismo
movimento literario:Neo-realismo
caracteristicas gerais:Vidas Secas, de Graciliano Ramos, retrata as condições de miséria e as dificuldades enfrentadas por Fabiano e sua família durante o período da seca, em uma representação fiel da grande maioria dos camponeses enordestinos do Brasil.
caracteristicas do autor:Graciliano Ramos utilizou o recurso narrativo em terceira pessoa intercalando-o com o discurso indireto livre, na qual falas das personagens se misturam com as do narrador.
palavras chaves do movimento: Denúncia das injustiças sociais
outros autores da mesma epoca: Vinícius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade, Cecilia Meireles, José Lins do Rego eJorge Amado.
inovou em: O livro Vidas Secas foi escrito em 1938, menos de dez anos após a Crise de 1929, em uma época em que os efeitos ainda podiam ser notados. Levando a população a temer seus efeitos em longo prazo. Neste sentido, o autor buscava denunciar as condições de miséria na qual se encontrava a grande maioria dos nordestinos.
personagens:Fabiano: nordestino, pai de família e pobre.Sinhá Vitória: mulher de Fabiano. Filho mais velho: é uma criança sofrida, curioso. Filho mais novo: tem em seu pai um ídolo, deseja ser como ele e realizar grandes feitos. Baleia: a cachorra companheira de todas as horas
tempo/espaço:A obra é ambientada no Sertão Nordestino, e o tempo utilizado em sua contextualização é mais psicológico do que cronológico, não havendo referências ao ano exato noqual se encontra.
climax: Sem dúvida, o clímax está no capítulo 10, no qual Fabiano se descobre enganado e roubado por seu patrão. Após todas as humilhações sofridas por ele e sua família, ainda percebe como foi enganado por alguém que julgou confiar. Quem percebe o “erro” na contas é Sinhá Vitória, e este momento é tão decisivo quanto a seca que se aproxima para que decidam abandonar tudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • livro é conhecimento
  • Livro o grau zero do conhecimento
  • Livro
  • Livro base de conhecimento em testes
  • Prova de conhecimentos do Livro de Mormon
  • Acesso ao conhecimento e os livros digitais
  • Resumo do livro gestão de conhecimento
  • Resenha do Livro Organização do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!