Livros de literatura

Páginas: 5 (1207 palavras) Publicado: 29 de maio de 2014
Causas da Seca
As secas do Nordeste, por exemplo, têm origem em lugares tão distantes quanto o Sudeste asiático e o círculo polar ártico. O que é compreensível: os próprios cientistas levaram décadas para entendê-las. São provocadas por dois intrincados e fascinantes mecanismos gerais de circulação de ventos no planeta. São fenômenos que se estabeleceram provavelmente há 20 000 anos, nofim da última grande era glacial. O primeiro e mais importante é composto pelas áreas de baixa e alta pressão atmosférica no Pacífico equatorial — a pressão atmosférica não é igual em todo o globo terrestre — conhecido como “célula de Walker”.
O fenômeno das secas no Brasil se dá por causas naturais, uma região que apresenta alta variabilidade climática, ocorrendo quando a chamada zona deconvergência intertropical (ZCIT) não consegue se deslocar até a região Nordeste no período verão-outono no Hemisfério Sul, sobretudo nos períodos de El Niño. A ZCIT apresenta um movimento meridional sazonal, com uma posição média anual junto à latitude 5 graus Norte,em meados de Abril a ZCIT atinge 5 graus SUL responsável pelo período chuvoso no Centro-Norte do MA,PI todo o CE,norte do RN e áreasisoladas do sertão da PB e PE. Já na região leste do norte,onde não tem influência da ZCIT(PE,AL,SE,BA) a destruição da Zona da Mata tem contribuído para a elevação da temperatura regional,no leste da região.
Um Exemplo da queda da produção de grãos no Rio Grande do Norte Seca na Paraíba

Serra da CantareiraÉ considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, possuindo em seu entorno uma alta densidade demográfica. É uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água, por isto exerceu papel fundamental na história do abastecimento de água na cidade de São Paulo, constituindo o chamado “Sistema Cantareira Velho”. Vale lembrar que o Parque constitui uma parte da Serra da Cantareira e nãotoda ela.
Núcleo Pedra Grande
Foi o primeiro núcleo aberto ao público em 1989, oferece ao visitante a oportunidade de um contato de um contato direto com a Mata Atlântica, mesmo estando a apenas 10 km em linha reta da Praça da Sé.
Núcleo Engordador
O nome Engordador é atribuído ao local que concentrava inúmeros córregos e riachos da região. Esses pequenos cursos d’água engordavam o rioEngordador e por isso ficou conhecido com este nome.
Núcleo Águas Claras
Aberto ao público em 2000, através de uma parceria entre o Instituto Florestal e a Congregação das Associações da Serra da Cantareira (CASC), seu nome deriva de uma micro bacia em que a área está inserida, dando origem ao Ribeirão Águas Claras.
Núcleo Cabuçu
Existem duas explicações para o nome do Núcleo. Umadelas teria origem na língua tupi guarani, na qual “Caba” significa Vespa e “Açu” Grande, portanto Vespa Grande. É uma espécie encontrada na região. O nome também pode ter origem na espécie de árvore Cabuçu (Miconia cabussu) que ocorre em larga escala nessa área. O local foi aberto à visitação pública em 2008.


Volume Morto
O volume morto é a água que fica no fundo das represas,abaixo do nível de captação das comportas e que acumula sujeira, sedimentos e até metais pesados. A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) informa que o tratamento será o mesmo usado atualmente, "dentro dos rígidos padrões de qualidade seguidos pela Sabesp".
Alternativa para amenizar a crise no abastecimento de água que atinge o Estado de São Paulo, o volume morto trazriscos à saúde dos consumidores caso não seja tratado de forma adequada.

Riscos à saúde: Na opinião do médico clínico Paulo Olzon, professor da Escola Paulista de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), haverá sérios riscos para a saúde do consumidor caso o tratamento não elimine os metais pesados da água proveniente do volume morto.
O corpo humano, afirma Olzon, tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • livro literatura
  • livro de literatura
  • Literatura e o livro
  • livros de literatura
  • Literatura-livro Luciola
  • Livros de literatura e televisão
  • Resumo do livro de Literatura
  • Livro de literatura portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!