Livro o santo inquérito – dias gomes.

Páginas: 4 (796 palavras) Publicado: 21 de abril de 2012
Livro O Santo Inquérito – Dias Gomes.

Introdução. (Resumo critico sobre o livro.)

O livro Santo inquérito de Dias Gomes começa com a escuridão, onde surge o barulho de soldados marchando ondeaparece uma sirene de viatura que vai aumentando junto com a marcha até que o barulho fica ensurdecedor fazendo um certo suspense e de repente não se houve mais nada, onde se acende a luz e ospersonagens estão em cena.
O livro conta a historia da personagem Branca que no livro era uma pessoa que não fazia mal a ninguém e que colocava Deus em todas as coisas que lhe dava prazer, através danatureza e da vida simples que vivia, foi acusada injustamente e acaba sendo condenada a fogueira da inquisição por judaísmo e pratica morais.
A principio o Padre Bernardo tenta com rigidez trazer Brancapara a fé regular nos dogmas e diretrizes da igreja, achando que seria seu dever diante de Deus, até que se vê cego de paixão carnal por ela, decidindo que para se livrar do pecado da perdição, (que elenão deveria nem ter entrado) a melhor forma era condenar Branca a morte.
O noivo de Banca acaba sendo preso, sendo sempre rigoroso e não entregando a noiva de forma alguma e acaba sofrendo castigosimpostos até que morre e sua noiva é enviada para a fogueira.

“O Santo Inquérito enfatiza com veemência o direito que o ser humano tem às idéias próprias e à liberdade de expressá-las evivenciá-las. Há um mínimo de dignidade que o homem não pode negociar, nem mesmo em troca da liberdade. Nem mesmo em troca do sol.”
(http://wwwosantoinquerito.blogspot.com/)

Paixão Carnal:

O padre Bernardoem “O Santo Inquérito” era um jesuíta que existia uma boa forma de tratamento com Branca como qualquer outro padre deveria ser, querendo realmente salvá-la. O padre porém sente algo a mais pela moçaque pode ser traduzido como uma paixão, torturando o padre.
O padre covardemente vê que só a punição de Branca será o caminho para acabar com essa paixão e livrá-lo da perdição do inferno.
Ele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O santo inquérito
  • CRÍTICAS À REALIDADE BRASILEIRA NA OBRA “O SANTO INQUÉRITO”, DE DIAS GOMES
  • Livro O Ber O Do Her I Dias Gomes
  • Dias Gomes
  • o santo inquerito
  • Santo Inquérito
  • Santo inquerito
  • teatro, peça santo Inquerito, gênese da personagem Branca Dias

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!