Livro A Semiologia Dos Discursos Publicit Rios

1866 palavras 8 páginas
Livro: A semiologia dos discursos publicitários

CAPÍTULO 1:

- 1 TÉCNICA - ANÁLISE DE DISCURSOS: DIALOGANDO COM CONCEITOS
- 2 ASPECTOS INVESTIGATIVOS DA LINGUAGEM
- 3 OS IMPLÍCITOS DO DISCURSO
- 4 A POLIFONIA DISCURSIVA
- 5 ENUNCIAÇÃO, TEMA, SIGNIFICAÇÃO, EMBREANTES, DEBREAGENS
- 6 DIALOGISMO
- 7 HETEROGENEIDADE: CONSTITUTIVA E MOSTRADA
- 8 O SUJEITO DOS DISCURSOS
- 9 ASPECTOS OS ATOS DE FALA DE AUSTIN

No enfoque semiótico, buscamos estabelecer a representação do signo publicitário e seu reflexo no outro, categoria usada por Foucault, através de conceitos sobre realidade e verdade. Para ele, devemos tentar encontrar "o que está além do próprio enunciado".

A intenção de um sujeito falante é reconstruir um outro discurso e descobrir aquilo que não foi dito, tornando-se inesgotável sua compreensão na totalidade, percorrendo no campo da publicidade.

Procuramos aderir à noção de Semiótica e Semiologia de forma una, ou seja, como ciência que se preocupa com o estudo do signo; tendo em vista que, por signo, denominamos tudo o que existe não apenas expresso por meio da linguagem verbal ou não-verbal ou que se refere à expressão humana. Portanto, toda produção revestida de sentido constitui signo; logo, em objeto da Semiologia/Semiótica.

O universo semiótico em que nos movemos está saturado de signos, repletos de significados, em permanente transformação. Cada signo, tal qual um hipertexto, interage com vários outros, provocando e sofrendo transformações. Nenhum signo é um vazio semântico ou algo estático de significância permanente. A imagem elaborada de um objeto está ligada à mensagem que se percebe desse mesmo objeto, que tem a funcionalidade de um signo. Trata-se de um processo contínuo, de mão dupla, em que a imagem é constituída pelo olhar catalisador do sujeito enunciador / observador, que, por sua vez, é informado pela imagem do objeto que esse olhar, ao focá-la signicamente, transformou-a. Esta imagem/mensagem, organizada sob a forma de discurso (verbal e

Relacionados