livro a escrita infantil

Páginas: 34 (8497 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2014
ITEG-INTITUTO DE TECNOLOGIA E EDUCAÇAO DE GOIAS
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
VERONICA DOS SANTOS GALVÃO
NILZA MARTINS DA SILVA
JACQUELINE FEITOSA ARAUJO
ARLENE SOUSA DE JESUS
CLAUDIONORA DO SANTOS
LIVRO A ESCRITA INFANTIL
SENADOR CANEDO
2014
VERONICA DOS SANTOS GALVAO
NILZA MARTINS DA SILVA
JACKELINE FEITOSA ARAUJO
ARLENE DE SOUSA DE JESUS
CLAUDIONORA DOS SANTOS
LIVRO A ESCRITAINFANTL
AUTORA- MARIA GLÓRIA SEBER ∕EDITORA SCIPIONE

ATIVIDADE PROPOSTA O RESUMO E ANALISE DO LIVRO.
PROFESSORA:SILVIA DA LUZ
SENADOR CANEDO
2014
Da indeferenciaçao a diferenciação do grafismo do desenho e da escrita, este livro relata um dialogo entredois professores Raquel e Fabiano que discute ao longo e todo livro, sobre o desenvolvimento da escrita infantil, Raquel com uma idéia nova sobre o desenvolvimento da escrita infantil, e o Fabiano com a forma tradicional de ensino.
Raquel defende a idéia da evolução da escrita da criança, Fabiano discorda e defende a idéia que a criança não tiver consciência daquilo que realiza, o que ele faz nãotem qualquer valor, porque e obra do acaso.
A importância das trocas lingüísticas, Partimos do pressuposto de que a linguagem oral e a linguagem escrita constituem dois sistemas inventados pelo homem para representar idéias.
O importante é que o ato de compartilhar significados seja preservado e valorizado, todos entusiasmam frente as tentativas iniciais de fala,comentam a respeito,conversammais ainda com a criança.
O ler e escrever devem evoluir com linguagem, e não como instrução programada ,quando a criança estabelece contato com situações de escrita,o material gráfico desperta sua atenção,o resultado e formulação de idéias a respeito desse objeto.
Avanços conceptuais da escrita-o papel do professor,há uma postura intermediaria que o professor cria condições propicias para que acriança aprenda.
Essa postura intermediaria do professor pressupõe basicamente que ele estimule a produção gráfica da criança e atue como seu interlocutor ,conforme a etapa de desenvolvimento,a criança interpreta o que consegue abstrair das interações com o material gráfico.
O professor deve estimular tal construção, propiciando interações constantes com material gráfico. As manifestaçõesiniciais da escrita, Nas produções infantis de Rebeca (4anos) e Jose Carlos (3 anos e 10 meses),as duas crianças tiveram a intenção de representar significados através da escrita.
Quando a intenção e desenhar, as crianças constroem figuras,se a intenção e escrever elas fazem traços contínuos.Nos dois exemplos,esses traços apresentam linhas onduladas e serrilhadas.
Quanto aos traçados,registramos dois aspectos da escrita linearidade e a direção horizontal dos traçados, linhas enfileiradas uma após a outra em sentido horizontal.
Fabiano não imagina como se da a passagem dos rabiscos as letras,por que não conhece a evolução do processo de aprendizagem da escrita e da leitura,para compreender a passagem de um nível de aprendizagem para outro,você deveria começar avaliar as produções dascrianças sob outra perspectiva,entregando novo trabalho a Fabiano.
Maria clara (2 anos e 5 meses)esta numa etapa desenvolvimento anterior as de Rebeca e Jose Carlos.No desenho de Maria clara quer você volte para escrita,quer observe o desenho,vera traços contínuos preenchendo quase toda a extensão do papel,manifesta duas capacidades representativa dos desenho e escrita apresentam traçosindiferenciados.

No desenho de Natalia (3 anos e 5meses)Ela ilustra bem o inicio da diferiacao do grafismo da escrita e do desenho ,também com respeito a escrita a qualidade do traçado importa menos do que o fato da criança produzir um tipo de marca quando escreve e outro tipo de marca quando desenha,esse é um avanço enorme,pois trata do inicio diferenciação entre os grafismo desses dois sistemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro. a escrita infantil o caminho da construçã
  • Resumo do livro: a escrita infantil de maria da glória seber
  • A escrita infantil
  • O livro da escrita
  • Livros infantis
  • Livro infantil
  • Livro infantil
  • COMO TRABALHAR A ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!