Livro viagens na minha terra

Páginas: 5 (1118 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2014
O Mapa da Viagem



De Lisboa a Santarém, uma viagem de 7 dias.




O romantismo em Portugal

O Romantismo no geral está ligado à Revolução Industrial e à Revolução Francesa, dois acontecimentos que mudaram a história da Europa e colocaram em evidência valores burgueses como o individualismo e a desobediência aos valores pré-estabelecidos. 

Em Portugal, o Romantismo começou com apublicação do poema Camões, de João de Almeida Garrett. Escrito no momento em que o país se encontrava sob domínio inglês e enfrentava graves perturbações políticas, o poema tenta resgatar o passado e o orgulho do povo português.

Gerações
O movimento romântico português durou quatro décadas e teve três períodos diferentes – cada um com uma geração particular de autores.

Primeira geração:empenhada em implantar o Romantismo em Portugal, apresenta ainda certa preocupação com questões históricas e políticas. Entre seus autores, destacam-se João de Almeida Garret e Alexandre Herculano - cujas produções tendem ao subjetivismo extremado, ao medievalismo, ao nacionalismo e à idealização da mulher. 

Segunda geração: consolida o movimento romântico em Portugal. Caracteriza-se pelas ideiasdo "mal do século": negativismo, morbidez e sentimentalismo exagerado. O principal autor dessa tendência é o romancista Camilo Castelo Branco, autor de estilo passional e pitoresco.

Terceira geração: livre dos exageros ultra-românticos, apresenta espontaneidade lírica e musical. Sobressaem-se nesse período a poesia de João de Deus e a prosa de Júlio Dinis. 
 
O romantismo floresceu em todosos países ocidentais.
Em Portugal, a tendência se desenvolveu a partir de 1836, nessa época o país passava por uma profunda crise econômica, política e social

Em 1836, as idéias românticas começaram a fluir, foram levadas da França e da Inglaterra pelos emigrados durante a revolução.
 











Contexto Histórico
A fase Histórica que Portugal vivencia na época descrita foi aRevolução Liberal. Basicamente esse é o contexto histórico:
As lutas liberais: a guerra civil entre absolutistas e liberais;
As invasões napoleónicas;
A mudança do regime político: o absolutismo versus o liberalismo.

Agora um pouco sobre esses episódios:
As Ideias liberais surgiram em oposição à monarquia absoluta. Em causa estava o respeito pelas regras de sucessão ao trono português face àdecisão tomada pelas Cortes de 1828, que aclamaram D. Miguel I como rei de Portugal.
Os liberais defendiam a monarquia liberal ou constitucional (comerciantes, proprietários, juízes, médicos, advogados)
Os absolutistas defendiam a monarquia absoluta (membros da nobreza e do clero, que eram apoiados pela rainha D. Carlota e pelo seu filho D. Miguel).  
Essa disputa politico-ideológica foiantecedida por uma grande crise (invasões francesas napoleônicas e crise do colonialismo no Brasil).
A Situação portuguesa piorou e resultou em uma Guerra Civil pela reação Monárquica Absolutista em que se opunham ao Partido Constitucionalista e o Partido Tradicionalista, terminando com a vitória Liberal.



Quem foi Almeida Garrett?


João Batista da Silva Leitão. Nasceu em 1799, no Porto, emorreu em 1854. No ano de 1821 começa a usar o codinome hoje tão conhecido como Almeida Garrett. Em Coimbra se matriculou no curso de direito, tornando-se então advogado, função que não exerceu por muito tempo, porque sua maior paixão era mesmo escrever.
Um romântico veterano, considerado como um introdutor do Romantismo em Portugal. Uma de suas publicações encontra-se o poema de Camões. Garrettalém de ser escritor foi também jornalista, advogado e político. Tinha ideias liberais que em geral escandalizava aos que estavam a sua volta, em um dos seus trágicos escândalos acabou sendo exilado na Inglaterra, onde usou com frequência as ideias do romantismo. O de maior escândalo que lhe custou o exílio foi sua obra “O Retrato de Vênus”, obra considerada imoral, de caráter materialista e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • resumo do livro: Viagens na minha terra
  • livro viagem ao centro da terra
  • Seminário do livro Viagens Na Minha Terra
  • Livro viagens na minha terra
  • Viagens na Minha Terra (Livro)
  • Resumo do livro Viagens na minha terra
  • Trabalho sobre o Livro Viagens na Minha Terra
  • Resumo do Livro Viagem à Terra do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!