Livro til

Páginas: 14 (3450 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Sumário

Introdução 2 e 3
Biografia 4
Movimento Literário 5 e 6
Leitura e analise da Obra7 e 8
Enredo 9
Conclusão 10
Bibliografia10
















Introdução

Curiosidades sobre o livro – Til
Til é uma obra que foi publicada pela primeira vez 1872, ao lado de outras obras como O gaúcho, O sertanejo entre outras, e faz parte do regionalismo de José de Alencar, Til tem como cenário o interior paulista. O enredo desta históriase constitui de segredos familiares, desencontros amorosos, arrependimentos e renúncias, protagonizado por Berta, uma moça “pequena, esbelta, ligeira e buliçosa”.
Til é o apelido de Berta, uma moça órfã adotada por uma família humilde que “a todos queria o bem, e sabia se repartir de modo que dava a todos um pouquinho de carinho”. Berta é o estereótipo de heroína romântica e não apenas por seusatributos físicos, pela beleza narrada pelo autor. Berta é moralmente a representação da heroína romântica perfeita: tende a pensar mais nos outros do que em si, demonstra piedade até com as criaturas mais inescrupulosas, divide sua atenção e o pouco que tem com pessoas mais “desamparadas e miseráveis”, como Brás e Zana, ambos com problemas mentais, e Berta é capaz de abrir mão do objetivo doseu amor por amizade.
Fora o enredo tipicamente romântico e seus personagens marcantes, o mérito do livro Til vai muito além: ele canta e valoriza elementos da cultura brasileira em formação, ao passo que documenta detalhadamente (de acordo com a visão romântica) o cotidiano de uma fazenda do interior paulista, do século XIX. Os tipos brasileiros (o capaz, o “sinhô”, os escravos e seus costumes,a mocinha) e os hábitos da vida no campo (mais livres se compararmos aos urbanos, cujos hábitos exigem mais classe, refinamento e moderação),são descritos longamente por José de Alencar, que jamais cansou de exaltar sua pátria. Nesse livro, a idealização da natureza, a narrativa leve e o subjetivismo da linguagem criam uma atmosfera suave, em que a inocência dos personagens centrais contrasta coma trama emaranhada e sanguinolenta. A beleza da natureza, tão valorizada em exaltada pelos contemporâneos de Alencar, divide lugar com a brutalidade da realidade regional.

José de Alencar
José Martiniano de Alencar nasceu dia 1º de maio de 1829, em Messejana Ceará. Antes de iniciar de iniciar a vida literária, ele foi advogado, jornalista, deputado e ministro dajustiça. Desiludido com a política passou a se dedicar exclusivamente à literatura, pela qual ganhou a reputação, sendo um dos mais importantes escritores brasileiros.
Alencar sendo considerado o maior romancista do movimento romântico brasileiro, se destacou por criar uma literatura própria ao Brasil, nacionalista e com vocabulário e sintaxe típicos do país. Seus romances podem ser divididos emquatro tipos: indianista, urbanos, regionalistas e históricos.

Romantismo de José de Alencar
Considerado hoje o maior romancista do movimento romântico brasileiro, José de Alencar foi bastante criticado em sua época. O que explica a má aceitação de sua obra pelos críticos de seu tempo foi, em geral, a linguagem ousada que empregava, repleta de palavras novas, que, segundo ele, era...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro til
  • Livro Til
  • Livro Til
  • livro til
  • José de Alencar. Livro TIL
  • Análise do livro til
  • Resumo Livro TIL
  • livro til jose de alencar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!