Livro Popula O E Geografia De Am Lia Luisa Damiani

529 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Altamira
Faculdade de Geografia - FacGeo

JAQUELINI SANTOS DO HORIZONTE

FICHAMENTO

Altamira-PA
2014
Livro População e geografia de Amélia Luisa Damiani

Capitulo 3: A Geografia da População na Geografia “clássica”

Destacado aqui os estudos de Pierre George sobre a distribuição espacial quantitativa da população que durante muito tempo giraram em torno da noção de densidade. Para recuperar a densidade populacional como material de analise, pensou-se em considerar a menor unidade de superfície possível, e num quadro de sociedades fundamentalmente agrarias, a superfície efetivamente cultivada.
A geografia como construção de uma imagem diferencial e explicativa da repartição de número de homens na superfície do globo, logo ultrapassa a imagem estática dos efetivos populacionais retratados em mapas, para prosseguir suas variações no tempo e no espaço.
As migrações aparecem como característica permanente da espécie humana. Max Sorre diz que a mobilidade é a lei que rege todos os grupos humanos, portanto, o estudo da circulação ocupa um lugar importante na geografia humana. Nele está inserida a discussão das raças e das miscigenações, levando à definição das etnias.
Definem-se migrações permanentes e episodias as transferências autoritárias da população - como migração e refugiados, o comercio de escravos, etc. – e as migrações espontâneas (aparentemente espontâneas).
O crescimento da população é como um fenômeno demográfico, que leva ao desiquilíbrio econômico, essa densidade demográfica quantitativa de população explica o porquê disso através de fatores naturais como clima, altitude, e por fatores históricos.
No nível da geografia cultural, anglo-americana, preserva-se a importância do estabelecimento da identidade cultural da população na compreensão de suas implicações demográficas e geográficas. Porem para além da

Relacionados