Livro lll Filosofia

Páginas: 37 (9137 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
LIVRO VIII
I
Depois do que dissemos segue-se naturalmente uma discussão da amizade, visto que ela é uma virtude ou implica virtude, sendo, além disso, sumamente necessária à vida. Porque sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que possuísse todos os outros bens. E acredita-se, mesmo, que os ricos e aqueles que exercem autoridade e poder são os que mais precisam de amigos; pois de que servetanta prosperidade sem um ensejo de fazer bem, se este se faz principalmente e sob a forma mais louvável aos amigos? Ou como se pode manter e salvaguardar a prosperidade sem amigos? Quanto maior é ela, mais perigos corre.
Por outro lado, na pobreza e nos demais infortúnios os homens pensam que os amigos são o seu único refúgio. A amizade também ajuda os jovens a afastar-se do erro, e aos maisvelhos, atendendo-lhes às necessidades e suprindo as atividades que declinam por efeito dos anos. Aos que estão no vigor da idade ela estimula à prática de nobres ações, pois na companhia de amigos — "dois que andam juntos101" — os homens são mais capazes tanto de agir como de pensar.

100 Eurípides, Orestes, 234. (N. do T.) 101 Odisséia, XVII, 218. (N. do T.)
E também os pais parecem senti-lanaturalmente pelos filhos e os filhos pelos pais, não só entre os homens, mas entre as aves e a maioria dos animais. Membros da mesma raça a sentem uns pelos outros, e especialmente os homens; por isso louvamos os amigos de seu semelhante. Até em nossas viagens podemos ver quanto cada homem é chegado e caro a todos os outros. A amizade também parece manter unidos os Estados, e dir-se-ia que oslegisladores têm mais amor à amizade do que à justiça, pois aquilo a que visam acima de tudo é à unanimidade, que tem pontos de semelhança com a amizade; e repelem o facciosismo como se fosse o seu maior inimigo. E quando os homens são amigos não necessitam de justiça, ao passo que os justos necessitam também da amizade; e considera-se que a mais genuína forma de justiça é uma espécie de amizade.
Não éela, contudo, apenas necessária, mas também nobre, porquanto louvamos os que amam os seus amigos e considera-se uma bela coisa ter muitos deles. E pensamos, por outro lado, que as mesmas pessoas são homens bons e amigos.
Ora, certos pontos atinentes à amizade são matéria de debate. Alguns a definem como uma espécie de afinidade e dizem que as pessoas semelhantes são amigas, donde os aforismos"igual com igual", "cada ovelha com sua parelha", etc.; outros, pelo contrário, dizem que "dois do mesmo ofício nunca estão de acordo". E investigam esta questão buscando causas mais profundas e mais físicas, dizendo Eurípedes que "a terra resseca ama a chuva, e o majestoso céu, quando prenhe de chuva, adora cair sobre a terra102", e Heráclito: "o que se opõe é que ajuda", e "de notas diferentesnasce a melodia mais bela", e ainda: "todas as coisas são geradas pela luta"103; ao passo que Empédocles, juntamente com outros, exprime a opinião contrária de que o semelhante busca o semelhante.
Quanto aos problemas físicos, podemos deixá-los de parte, pois não pertencem à presente investigação. Examinemos os que são humanos e envolvem caráter e sentimento, por exemplo: se a amizade pode nascerentre duas pessoas

102 Fragmento 898, 7-10, Nauck. (N. do T.) 103 Fragmento 8, Diels. (N. do T.)
quaisquer, se podem ser amigos os maus, e se existe uma só espécie de amizade, ou mais. Os que pensam que só existe uma porque a amizade admite graus baseiam-se num indício inadequado, visto que mesmo as coisas que diferem em espécie admitem graus. Este assunto já foi discutido por nós anteriormente.2
Talvez possamos deslindar as espécies de amizade se começarmos por tomar
conhecimento do objeto do amor. Ora, nem tudo parece ser amado, mas apenas o estimável, e este é bom, agradável ou útil. Mas o útil, em suma, é aquilo que produz algo de bom ou agradável, de modo que são o bom e o útil que são estimáveis como fins.
Os homens amam, então, o que é bom em si ou o que é bom para eles? Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • exercícios resolvidos livro física lll
  • LIVRO DE FILOSOFIA
  • Livro de Filosofia ..
  • Livro de Filosofia
  • Livro de Filosofia
  • Livro Filosofia
  • Livros de filosofia
  • Livro de Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!