Livro Juventude rural: suas construções identirárias

4780 palavras 20 páginas
JUVENTUDE RURAL: suas construções identitárias.
Maria de Assunção Lima de Paulo

INTRODUÇÃO:
A autora introduz a obra e ao longo da introdução comenta fatos da vida pessoal que justificam a escolha desta temática para sua tese de doutorado. A autora tem uma proximidade muito grande com o rural.
A tese parte da seguinte questão: Como os jovens rurais se percebem e como são percebidos (BARTH, 1998) pelos habitantes do meio urbano quando estão inseridos nele? (pg. 30)
Interessa compreender os processo através dos quais os jovens rurais constroem sua identidade na relação com o meio urbano. (pg. 30)
Hipóteses que orientam a tese: (pg.31)
1- Apesar de haver no interior destes pequenos municípios uma intensa relação cotidiana entre o rural e estas pequenas cidades, os jovens, habitantes daqueles dois meios, distinguem o rural e o urbano e constroem sua identidade na relação entre estes.
2- Admitindo como Wanderley(2000b) que o meio rural é heterogêneo e multifacetário, os jovens rurais, filhos de agricultores camponeses, vivem uma condição específica ao partilhar o modo de vida camponês que tem como característica a organização da vida social a partir da família, vivenciada como uma unidade de produção, afetos e conflitos (WANDERLEY, 1999; WOORTMANN, 1990; GARCIA Jr, 1989). Esta condição interfere na forma como este jovem se percebe e é percebido tanto no interior da comunidade em que vive, como fora da mesma.
A pesquisa foi realizada em Orobó, um município localizado ao norte da meso-região do Agreste Setentrional de Pernambuco, faz divisa com o Estado da Paraíba [...] com uma população de 22475 habitantes, dos quais, 25% residem nas áreas do município consideradas oficialmente urbanas e 75% da população ocupam as áreas rurais. (pg.32)

CONSTRUINDO AS TRILHAS PARA A TESSITURA DA PESQUISA (pg. 37)
Critérios construídos para poder dar conta da complexidade existente naquele universo consoante à problemática levantada:
1º- Diante do problema proposto, a

Relacionados

  • E se eu fosse cego
    136520 palavras | 547 páginas