Livro educação fìsica na educação infantil

Páginas: 35 (8555 palavras) Publicado: 14 de maio de 2012
Este livro contém várias brincadeiras montadas e desenvolvidas para serem utilizadas na parte inicial, no desenvolvimento e na parte final das aulas de Educação Física Infantil.

A educação física deve fazer parte das escolas desde o momento em que as crianças ingressam na Educação Infantil até o momento em que terminam seus estudos. Posteriormente estarão prontas para enfrentarem o mundo eseus desafios. “Brincadeira de criança é coisa séria” é uma expressão muito importante, pois as crianças precisam brincar e aprender brincando. A ludicidade é muito importante no desenvolvimento da criança elas não precisam ser obrigadas a nada e sim tem o direito de serem livres e aproveitarem sua liberdade para crescerem. É através desse ideal que este livro foi formulado e está a disposição dequem precisar de algumas dicas para começar seu trabalho com crianças especificamente na área Educação Física.

As brincadeiras encontradas no livro foram formuladas por acadêmicos para serem utilizadas em estágios de Educação Física Infantil.

Autor do livro: Eliberto Lanza Cavalheiro

Colaboradores: Clayton Luis Nunes Denize Rebelato Fábio André Frigeri Guilherme Westphalen Renata LazzariLovis

1ª edição 1

2

BRINCADEIRAS PARA A PARTE INICIAL DAS AULAS

3

Vamos começar a aula usando a imaginação, para aquecermos o corpo (sem o auxilio do alongamento), criaremos um cenário lúdico. O professor irá desenvolver uma “estorinha”. Toda a vez que o professor fazer algum movimento, todos devem imitá-lo da forma que for possível, por exemplo: - Estamos todos caminhando na rua,tranquilamente e quando olhamos para o lado encontramos nosso melhor amigo. Neste momento os alunos irão dar a mão para o colega que estiver ao lado e saudar o amigo, caminhando de mãos dadas. - Logo após pegamos nossa bicicleta e saímos dar umas voltas, Os alunos devem fazer de conta que estão andando de bicicleta. - Ao cansar de andar de bicicleta, todos param e descansam um pouco. -Encontramosuma bola de futebol na rua. Enquanto isto, devemos fazer de conta que estamos jogando futebol e fazendo “embaixadinhas”. - Ai, que fome, olha aquela árvore cheia de laranjas, vamos correndo ali pegar algumas para comer? - Ah e agora a árvore é muito alta! -vamos nos esticar ao máximo para alcançar, ai, não alcanço. Hei, olhe aquelas ali no chão, devem estar boas vamos ver. Eis que no momento emque fomos pegar as laranjas que estavam no chão, o dono da árvore chega e no dá o maior susto então saímos correndo.

1

1

planetaeducacao.com.br

4

Nesta fase do desenvolvimento a criança provavelmente não aprendeu a fazer um circulo então o ensinamento do circulo deve ser a primeira brincadeira a ser feita para as crianças se familiarizarem com os mesmo. Uma forma de ensinar a montarum circulo pode ser por exemplo: Em um pátio com espaço o professor (a) deverá desenhar com giz ou com tinta uma linha reta ou torta, com curvas ou sem de acordo coma preferência de cada um, no final da linha deve ser feito um circulo. Para começara brincadeira todos os alunos deverão seguir a linha e contornar o circulo várias vezes. (No decorrer do caminho pode-se imitar um trem, por exemplo, oualgo que seja apropriado no momento). Ao inicio da aula se feita está brincadeira as crianças aprenderão a fazer o circulo e nem se darão conta.

Através da canção do coelhinho, organizar os alunos para que cantem e realizem os movimentos de acordo com a canção.

De olhos vermelhos, de pelo branquinho De pulo bem leve eu sou o coelhinho Eu pulo pra frente, eu salto para trás Dou milcambalhotas, sou forte de mais. 5

Em circulo os alunos irão cantar a canção e fazer os movimentos de acordo com o ritmo estabelecido.

Boa tarde coleguinhas; De volta à escola estou; Deixei a mamãe em casa; Seu amigo agora eu sou; Palma, palma, palma, pé, pé, pé; Roda, roda, roda; Nossa escola alegre é.

Iniciar a brincadeira com as crianças imitando o andar de um galo, abrindo e fechando as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • educação física na educação infantil
  • Educação Física na Educação Infantil
  • Educação Física na Educação Infantil
  • Educação fisica na educação infantil
  • a educação fisica na educação infantil
  • Educação física na educação infantil
  • A educação fisica na educação infantil
  • Educação infantil de educação Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!