Livro diva José de Alencar

Páginas: 6 (1307 palavras) Publicado: 24 de maio de 2014
1. Biografia
José de Alencar

José de Alencar (Fortaleza - CE, 1 de maio de 1829 - Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 1877) foi advogado, jornalista, romancista, e dramaturgo. É considerado o principal escritor de ficção romântica da literatura brasileira.
Criou uma literatura nacionalista onde evidência uma maneira de sentir e pensar tipicamente brasileiras. Suas obras são especialmente bemsucedidas quando o autor transporta a tradição indígena para a ficção. Tão grande foi a preocupação de José de Alencar em retratar sua terra e seu povo que muitas das páginas de seus romances relatam mitos, lendas, costumes, tradições e festas religiosas observados pessoalmente por ele, com o intuito de, cada vez mais, abrasileirar seus textos.
Sua vasta obra conta com romances urbanos,históricos, regionais e rurais, além dos indianistas.
Famoso, a ponto de ser aclamado por Machado de Assis como "o chefe da literatura nacional", José de Alencar morreu aos 48 anos no Rio de Janeiro vítima da tuberculose, em 12 de dezembro de 1877, deixando seis filhos, inclusive Mário de Alencar, que seguiria a carreira de letras do pai.

Algumas de suas obras
A) IndianistaB) Urbanos
1865 - Iracema 1872 - Sonho D'ouro
1874 - Ubirajara 1856 - Cinco Minutos
1856/7 - Guarani 1870 - A pata da Gazela
1860 - A viuvinha1893 - Encarnação
1875 - Senhora
1864 - Diva
1862 - Lucíola

C) Regionalistas D)Histórico
1872 - Til 1873 - Alfarrábios
1871 - O Tronco do Ipê 1865 - As Minas de Prata
1870 - O Gaúcho 1873 - A Guerra dos Mascates
1875 - O Sertanejo

2. Resumo do enredo
O enredo é retrospectivo, pois a trama emquestão se origina dos manuscritos enviados pelo amigo Augusto à Paulo.

RESUMO

Emília é uma jovem rica e mimada, filha do Sr. Duarte um rico comerciante do Rio de Janeiro. Aos seus quinze anos é acometida por uma doença. Seu pai, chama Augusto Amaral um médico recém-formado para cuidar de sua filha, mas a moça por ser muito tímida, não permite ser cuidada ou até mesmo que o médico entre em seuquarto. Mas mesmo com todos esses obstáculos colocados pela jovem Augusto consegue salvá-la.
Um tempo depois eles se reencontram, e o médico se apaixona por ela, mas a mesma, achando que Augusto iria querer sua amizade em troca por ter cuidado dela alguns anos atrás, começa a odiá-lo.
E assim durante boa parte do livro seguem-se várias discussões e brigas entre os dois. Ela diz que não o ama, eos dois se envolvem em jogos de amor por vezes infantis, em outras humilhantes.
Quando Augusto cansa desse joguinho diz para Emília que não a ama mais, e só ai ela percebe seu erro e se declara para ele. Então Augusto percebe que na verdade nunca havia deixado de amá-la. E assim os dois ficam juntos e vivem felizes para sempre.

3. Personagens
Personagens principais

EMÍLIA DUARTE: Filha doSr. Duarte, moça rica e com uma beleza exuberante alta e esbelta, olhos grandes velutados de negro. Chamava a atenção de todos principalmente nos bailes. É uma personagem esférica, pois da mesma maneira que era uma jovem doce e compassiva, era rebelde e mal-educada.
AUGUSTO AMARAL: Um jovem médico recém-formado, com um enorme talento para a profissão. É um personagem plano.

Personagens...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha: diva, josé de alencar
  • Diva
  • RELATÓRIO
  • José de Alencar. Livro TIL
  • Iracema, livro de josé de alencar
  • Livro Senhora de José de Alencar
  • livro til jose de alencar
  • resumo do livro senhora de José de Alencar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!