Livro de contos (EEEM 9ª ano "U", GRUPO 1)

5958 palavras 24 páginas
A filha do coronel

Em algum tempo atrás, havia um coronel chamado Beltávio, viúvo e de idade já avançada, tinha 3 filhas, Joana, Maria e Ana, Ana era a filha mais nova, por isso Beltávio queria o melhor para Ana e antes mesmo dela nascer já tinha escolhido um marido para ela, o filho do Barão Joaquim, homem rico e dono de uma fazenda de café e onde tinha muitos escravos, no interior do Rio de Janeiro por volta do ano de 1879, a fazenda do barão tinha uma grande plantação de café, sua fazenda se chamava serra do sertão, era uma fazenda bela cercada de belas cerras e do lado norte da fazenda tinha uma bela cachoeira chamada queda do véu.

Ana já tinha 18 anos, suas irmãs já estavam casadas, só faltava ela, na casa do coronel havia duas escravas, Zoraide e Rosa, e Rosa era amiga de Ana elas conversava sobre a vida e sobre o amor. Estevão o filho do barão Joaquim, um homem sábio, generoso e disposto a assumir um noivado com a tão prometida Ana, pois a muito tempo ele esperava chegar o dia em conhece-la, Estevão estudou na Espanha e voltou para o Brasil para trabalhar como medico sua formação; ele voltou para sua cidade natal Preciosa do Rio de Janeiro, uma cidade pequena e calma. Ana não sabia do arranjo, até que um dia seu pai contou tudo e Ana ficou abalada, e falou para o seu pai se gostasse dele de verdade o acordo iria ser por toda a vida, então o coronel foi rápido na fazenda do barão falar a novidade para ele, o coronel Beltávio e o barão Joaquim eram muitos amigos eles se conheciam a muito tempo. Os dois logo marcaram um encontro para Ana e Estevão, caso os dois se gostassem e se amassem de verdade, iria ser uma grande festa entre as duas famílias.

O barão tinha terras e terras de café, contando também com milho e cacau, falando a verdade as fortunas do barão estavam naquelas terras, o barão ainda tinha em mente em plantar cana-de-açúcar, se seu filho se casar com Ana, ele daria para ele metade das terras e uma bela fazenda para

Relacionados

  • multa
    148156 palavras | 593 páginas