Livro - carne e pedra

Páginas: 3 (643 palavras) Publicado: 8 de setembro de 2014
Esse livro fala da civilização ocidental através da experiência corporal, das sensações dos homens e mulheres que habitaram as cidades desde a Atenas de Péricles até a Nova York pós Robert Moses.Neste percurso, passamos por Roma, Paris, Veneza e Londres em diferentes momentos.

O autor começou a estudar a história do corpo com Michel Foucault, no fim dos anos 1970, e podemos observar suainfluência no estudo da exploração do corpo na sociedade pelo prisma da sexualidade. Apesar de colocar as questões relativas à sexualidade no tema geral da insensibilidade corporal, este livro foca apassividade diante da dor tanto quanto as promessas de prazer, “com embasamento na crença judaico-cristã do conhecimento espiritual a ser adquirido pelo corpo, mostrando como aqueles que foram banidos doÉden poderiam encontrar um abrigo na cidade”.

Começamos então em Atenas, onde o corpo nu simbolizava a autoconfiança de um povo na época de Péricles e da Guerra do Peloponeso, quando a cidade estavano seu apogeu. Esse ideal, da perfeição física, causou distúrbios que influenciaram no espaço urbano, na política e nas relações entre homens e mulheres.

Roma é a próxima parada, quando Adriano é oimperador e está concluindo a construção do Panteão. Os romanos pagãos eram submissos à visão, o que anestesiava seus outros sentidos. Eles acreditavam firmemente na geometria do corpo, isso eratraduzido na concepção urbanística da cidade e na forma como o imperador governava.

Mais tarde, quando Constantino, primeiro imperador romano convertido ao cristianismo, assume o poder as crençascristãs sobre o corpo começam a dar forma ao desenho urbano. Observamos isso, durante a idade média e o renascimento, quando o sofrimento físico de Cristo na cruz é o que dá forma aos santuários.

Aindafalando do cristianismo, mas agora em Veneza durante o renascimento, aonde o autor mostra como o povo cristão age com a ameaça de estrangeiros e povos de outras crenças, atraídos para a cidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do Livro Carne e Pedra
  • Carne e Pedra
  • Carne e Pedra
  • Nem Carne, Nem Pedra
  • Carne e Pedra, a imagem obsessiva.
  • Livro a carne
  • Resumo do livro a carne
  • A metamorfose do livro: da pedra ao eletrônico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!