livro cagado velho

Páginas: 2 (417 palavras) Publicado: 3 de março de 2015
A história passa-se em Angola e fala-nos sobre Ulume um homem que mora numa aldeia e é casado com Muari a sua primeira mulher na qual têm dois filhos luzolo e kanda .
Ulume acredita que umcágado velho que habita as proximidades de sua aldeia possui uma sabedoria especial e superior, por isso sobe todos os fins de tarde junto à gruta de onde sai o cágado e o observa a beber água da fonte .Pouco tempo depois, inicia-se uma guerra civil, que acaba por trazer miséria à aldeia onde Ulume morava. Desesperado, ele e sua família desejam se mudar para um local afastado (Vale da Paz)acreditando que os soldados não chegarão lá e que o sofrimento não os iria atingir . Nesse contexto, seus dois filhos tomam partidos em lados opostos na guerra, virando combatentes e inimigos e vão-se emboralutando de lados diferentes, um contra o outro.
Ulume acaba por conhecer Munazaki, uma jovem por quem se atrai. Após se apaixonar por ela a pede em casamento. Munakazi a principio não aceita o pedidomas depois vê Ulume muito triste e acaba por aceitar o pedido .
Certo dia Luzolo (um dos filhos o de Ulume que tinha partido para a guerra) retorna para casa, sem armas, anunciando o fim da guerra.Ao saber disso Ulume fica feliz e procura Kanda esperando reunir a família, porém, o filho mais novo acredita na continuidade da guerra e se mantém em seu posto.
Certo dia Munazaki acaba pordesaparecer sem dar informações e quando regressa depois de admite que fugiu em busca de Kanda para reunir a família e trazer a alegria de volta, mas a mesma adimite que tinha se enganado no caminho e acaboupor ser violentada e feita de escrava.
Ela pede perdão a Ulume e o mesmo fica dividido em aceitar e ser desprezado pelos amigos e pelos filhos e ser dado como fraco. Então, a fim de solucionar oproblema ele procura o cágado e o cágado levanta e baixa a cabeça três vezes num sinal de afirmação .
O nosso tema é a literatura como modo de intervenção na sociedade e no meu livro é claramente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha do livro Parábola do cágado velho
  • Resenha: a parabola do cagado velho
  • Contextualização do livro "o velho e o mar"
  • Resenha livro
  • Livro a dama do velho chico
  • Livro a dama do velho chico
  • Resumo do Livro Feliz Ano Velho
  • RESUMO LIVRO FELIZ ANO VELHO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!