Livro: Amor de Perdição-Camilo Castelo brsnco

Páginas: 7 (1565 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2015













Livro:
Amor de Perdição - Camilo Castelo Branco

























Conflito
O primo que convence o tio ser o melhor partido para a sua filha Teresa, e acaba com os planos de namoro feitos através dos olhares trocados por ela e Simão Botelho, o vizinho inimigo de seu pai. Mas a filha não tem tanto assim de menina comum do século XIV, ela sabe dizer o que quer e, de antemão,avisa o pai que não casa-se com o primo Baltasar Coutinho, que, nada mais é que um ser capitalista em busca do dinheiro do seu tio através do casamento com sua prima. “Por parte de Baltazar Coutinho a paixão inflamou-se tão depressa, quanto o coração de Teresa se congelou de terror e repugnância”. E então temos o conflito principal.

Apresentação
Simão Antonio Botelho, o herói romântico:
Semuito do que é relatado em Amor de Perdição tem seu fundo de verdade, e todos os Botelho citados na narrativa são realmente parentes de Camilo por parte de pai, o herói romântico é, confessadamente, enriquecido pela imaginação do autor. O Simão real, segundo um biógrafo, era pouco estudioso e um bagunceiro em Coimbra, até ser degredado para a Índia em 1807, sem que
se tivesse mais notícias deledepois. Ainda jovem, o Simão de Camilo é investido de ideais revolucionários, o que demonstra claramente quando se rebela contra a mentalidade escravocrata de sua família. Cena que é descrita no primeiro capítulo.
Teresa de Albuquerque, a heroína romântica:
A frágil Teresa opõe-se firmemente ao destino que a família quer para ela, mas se vê obrigada a cumprir as ordens do pai, o dominador Tadeu deAlbuquerque. Obstinada e apaixonada, luta para não se casar com o primo Baltasar Coutinho e troca cartas com Simão, na tentativa de acalmar a chama da paixão. Marginalizada e enclausurada em um convento, reflete a fé na justiça divina e as injustiças cometidas em função dos preconceitos da época que se interpunham entre ela e a felicidade que não se realiza.
Tadeu de Albuquerque, o pai autoritário:
É o pai de Teresa, que a todo momento toma o destino da moça nas mãos, sem respeitar-lhe qualquer sentimento. Por uma rivalidade particular, decide obstruir a felicidade da filha e criar toda sorte de empecilhos para afastá-la de seu verdadeiro amor.
Baltasar Coutinho, o burguês interesseiro :
É o primo de Teresa, rapaz sem moral e sem brios, que não ama a moça, mas está disposto a recorrer aquaisquer expedientes para vencer a disputa com Simão. Faz o contraponto com o herói, na medida em que ambos vêm de famílias abastadas. Mas, enquanto ele é norteado por intenções medíocres, Simão se move pelos mais nobres sentimentos.

Clímax/Desfecho
O episódio mais representativo do romance, no sentido de provocar lágrimas nos leitores românticos e risos nos leitores realistas, ocorre no seudesfecho, quando o tema da ‘morte por amor” atinge o clímax: Teresa morre no convento, ao sentir irreversível a perda de Simão, o qual, por sua vez, é tomado de uma febre fatal, no navio que o levaria pura longe da amada, quando fica sabendo de sua morte. Já Mariana, apaixonada por Simão, atira-se ao mar agarrada ao seu corpo.

Personagens

-Simão Antonio Botelho
-Teresa de Albuquerque
-BaltasarCoutinho
-Mariana
-Domingos Botelho
-João da Cruz
-Baltasar
-D. Rita Castelo Branco

Espaço
O espaço físico, em Amor de Perdição, conhece um afunilamento progressivo à medida que a acção trágica se encaminha para o seu clímax e, posteriormente, para o desenlace final. Assim, de um espaço amplo exterior onde as personagens evoluem livremente, passa-se para um espaço fechado e reduzido onde aspersonagens são encarceradas. Este espaço reduzido simboliza a prisão da própria vida, visto que estão enclausuradas na dimensão da própria tragédia.
Verifica-se, ainda, que, quanto maior é a privação de liberdade, menor é o espaço onde evoluem as personagens.
Alguns elementos relacionados com os espaços que adquirem uma simbologia importante nesta obra:
· as grades: além das grades materiais que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Análise do livro: amor de perdição
  • livro amor de perdiçao de camilo castelo branco
  • Amor de perdição camilo castelo branco
  • Amor de perdição
  • Amor de Perdição
  • Romantismo em portugal, camilo castelo branco, amor e perdição
  • Teresa e mariana: a dualidade romântica em "amor de perdição" de camilo castelo branco
  • Livro: amor de perdição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!