Livro Além da Lógica - Resumo (capts 3,4,5 e 9)

2429 palavras 10 páginas
RESUMO DO LIVRO
“ALÉM DA LÓGICA” – JOSEPH O’CONNOR E IAN MCDERMOTT

Parte Dois – Criando Mapas Mentais
Capítulo 3 – Modelos Mentais:
Introdução: O pensamento sistêmico pode ser usado para erradicar um problema (não só ele, como também o procedimento que o causou), para trabalhar formas de pensamento, tanto adversas como habituais, para mostrar a correlação entre os eventos que entes imaginávamos isolados e para a racionalização de nossas crenças.
Modelos mentais são nossas interpretações das situações, como entendemos seus comportamentos e de certa forma prevemos suas consequências. Eles guiam nossas ações baseados em experiências anteriores e moldam o que vemos, ouvimos e sentimos.
Como Criamos Nossos Modelos Mentais: Criamos nossos modelos mentais de quatro formas diferentes baseando-nos em nossos hábitos sociais, cultura e exemplos da nossa infância:
Omissão – como não podemos assimilar o bombardeio de informações à nossa volta, filtramos e selecionamos as experiências;
Construção – criamos ideias e fatos que na realidade não existe para que a situação faça sentido como queremos e esperamos que faça.
“Tendemos a ligar causa provável com efeito possível, suavizando as bordas ásperas de uma história que desejamos que seja verdadeira.” - (pág
90);
Distorção – mudança da experiência dando diferentes importâncias ás experiências e com isso atribuindo e percebendo significados imaginativamente alterados.
Generalização – quando uma é experiência é escolhida para representar um grupo. “Reconhecemos algo que já nos é familiar, para daí saber lidar com aquilo.” - (pág 91) ;
Irremediavelmente essas são as formas pelas quais criamos nossas crenças e aprendemos. Elas não são ruins em si, são apenas formas de adequar nossa capacidade de assimilação à quantidade de informações que recebemos todos os dias.
Modelos Mentais Como Um Sistema: Nossos modelos mentais formam um sistema, o das nossas crenças, que buscam apenas dar significado à

Relacionados