Livro – “administração – teorias e praticar no contexto brasileiro” capitulo 05, página 160

Páginas: 10 (2351 palavras) Publicado: 25 de maio de 2011
Questões para Discussão
Livro – “Administração – teorias e praticar no contexto brasileiro”
Capitulo 05, página 160

1. O planejamento, na administração, é responsável pela idealização do futuro e dos objetivos da empresa. O planejamento tem como importância potencializar o conhecimento interno (identificando força e fraqueza) e externo (identificando ameaças e oportunidades) da empresa,definir prioridades especificando um rumo e promovendo ações especificas, visando maximizar a eficiência, e programar as atividades para cada membro organizacional. O planejamento formal afeta as organizações positivamente. Porém, é criticado por seguir um ponto de que o futuro é previsível, o que não corresponde adequadamente aos desafios, pois um futuro da empresa pode não se verificar; por elecriar uma rigidez e inibir a flexibilidade, criatividade, inovação e a ousadia organizacionais.
2. Objetivos – são resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar, por meio de alocação de esforços e recursos em determinada direção. Como os planos, os objetivos também se referem a uma importante dimensão do planejamento. Planos – é a tradução formal doplanejamento em documentos que estipulam como os objetivos devem ser alcançados, descrevendo como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas. Diferentes tipos de Planos – Dependendo do foco do planejamento, os planos apresentam características diferentes, podendo ser classificados de acordo com sua abrangência, horizonte temporal, grau de especificidade e permanência.Essas dimensões são interdependentes.
- Em termos de abrangência, os planos podem ser estratégicos (se referem a organização como um todo, cobrindo decisões sobre objetivos e estratégias), planos táticos (Traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos, como o marketing ou o RH), planos operacionais (identificam os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais operacionais daorganização).
- Em termos de horizonte temporal, os planos podem ser de longo prazo (definido por três ou mais anos), planos táticos de médio prazo (geralmente um ano) e os planos operacionais de curto prazo (períodos curtos e variáveis, dependendo da atividade).
- Quanto ao grau especificidade, os planos podem ser gerais (baseados em diretrizes gerais, o que importa é o objetivo final e não aforma como será alcançado) ou específicos (focam processos, definidos como, o quê e quando)
- A permanência, os planos podem ser classificados como permanentes (são usados em situações predefinidas e se referem a tarefas desempenhadas rotineiramente em uma organização) e temporários (extinguem-se quando os objetivos que os sustentam são realizados).
Tudo isso seguindo o exemplo de um plano queenglobe a organização como um todo, que tenderá a ser pouco especifico e a ter uma orientação de longo prazo, como a Gol tentando superar a Varig, fazendo investimentos agora para que no futuro alcançasse seu objetivo.
3. São seis as características dos objetivos sendo eles: Especificos: os objetivos precisam transmitir com clareza e objetividade qual é o resultado esperado, qual é o nível dedesempenho desejado ou alvo a ser atingido; Mensuráveis: os objetivos devem ser especificados de forma quantitativa ( por exemplo, aumentar o volume de vendas em 5% ou diminuir o nível de inadimplência em 10%) , para que seja possível transformar as idéias em ações concretas e para facilitar o processo de avaliação e feedback; Desafiadores, porem alcançáveis: os objetivos devem ser percebidos como umdesafio para motivar, mas devem ser realista, ou seja, possíveis de serem alcançados com os recursos e o tempo disponíveis, para não desmotivar; Definidos no tempo: os objetivos devem especificar o horizonte temporal para sua realização, de forma a permitir avaliar se foram ou não alcançados ( por exemplo, abrir uma fabrica em dois anos). Por sua vez, a especificação do horizonte temporal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • capitulo 4 do livro administração teoria e pratica no contexto brasileiro
  • RESUMO Capítulo 1 do livro Administração Teoria e Prática do Contexto Brasileiro
  • Administração: teoria e pratica no contexto brasileiro capitulo 2
  • Capitulo 4 Administração teoria e prática no contexto brasileiro
  • Administração: Teoria E Pratica No Contexto Brasileiro Capitulo 2
  • Resumo Capitulo 2 ADMINISTRAÇÃO TEORIA PRÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO
  • Administracao teoria e pratica no contexto brasileiro
  • Resolução de exercícios do capítulo 1 adm

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!