livre concorrência no mercado de seguros

Páginas: 2 (335 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2014
Slide 2: Livre concorrência
Dois fatores levaram a que a livre concorrência nunca tivesse sido considerada um fundamento relevante da regulação da atividade seguradora:
- Oferta de prêmiosexcessivamente baixos, que provocaria a quebra de empresas.
- A histórica descrença em relação à capacidade do segurado de escolher cautelosamente os serviços que lhe são oferecidos.
Por isso asvariáveis concorrenciais da atividade do segurador – preço e condições gerais da apólice – sempre estiveram entre os objetivos de regulação Estatal.

Fala 2:
A livre concorrência existe como uma forma deauto-regulação do mercado (a escassez eleva os preços e o aumento de preços induz o fim da escassez), porém a necessidade de regulamentação de determinado mercado surge devido a existência de uma falhade mercado o que torna essencial a intervenção do governo para elevar o bem estar da sociedade.
O sistema de regulação do mercado de Seguros consiste no Conselho Nacional de Seguros Provados (CNSP),colegiado normativo do setor, presidido pelo Ministro da Fazenda; na SUSEP, responsável pelo controle e fiscalização dos mercados de seguro (exceto seguro saúde), previdência privada aberta ecapitalização e na ANS, autarquia vinculada ao Ministério da Saúde, criada com o objetivo de controle e fiscalização do seguro saúde.
O excesso de possibilidades de escolha, aliado à dificuldade nacompreensão do que é oferecido, tornaria sem efeito os benefícios que a livre concorrência poderia trazer aos segurados.
Somando os dois fatores apresentados neste slide, observamos que a doutrina costumavaver muitas desvantagens no estabelecimento de uma regulação concorrencial da atividade seguradora.
Ante a percepção de que o consumidor precisa ser tutelado e que a livre concorrência não é uminstrumento eficaz de tutela no mercado de seguros.
Outra postura doutrinária que até hoje é muito frequente, é colocar a higidez econômico-financeira acima de qualquer outro valor- o que resulta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Como a estrutura de mercado interfere na livre concorrência
  • Falhas de mercado no contexto da livre concorrência
  • Livre Concorrencia
  • Livre concorrencia
  • Livre concorrência
  • Livre concorrencia
  • LIVRE CONCORRÊNCIA
  • Concorrência de mercado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!