Livo wcm

30593 palavras 123 páginas
Segurança

1. Safety (Segurança)
1.1 O que é
O pilar técnico Segurança tem como propósito o melhoramento constante do ambiente de trabalho e a eliminação das condições que poderiam causar acidentes e infortúnios; estes se verificam em situações de alto risco ou tomando atitudes perigosas. Estes objetivos podem ser alcançados promovendo a cultura da segurança em todos os níveis da organização. Todos os membros da organização deverão ser progressivamente envolvidos em um processo de sensibilização crescente através de um percurso entre os aspectos normativos, econômicos e éticos. Aspectos normativos Cada país dispõe de normas específicas a respeito da segurança no ambiente de trabalho, que prevêem sanções pecuniárias e até penais em caso de desrespeito às mesmas; o conhecimento divulgado e a rigorosa observância destas normas são então o ponto de partida para enfrentar a questão de prevenção em qualquer estabelecimento. Aspectos econômicos Todo acidente no local de trabalho gera custos diretos (legais, de seguro, etc.) e indiretos (danos ao produto, perdas na produção, danos das máquinas, moral das pessoas, imagem da empresa, etc.). A soma dos custos derivados dos infortúnios acaba sempre superando aqueles necessários para a eliminação do risco e para a divulgação de uma correta cultura da prevenção. Aspectos éticos O Grupo FIAT dedicou um capítulo do próprio Código de Conduta à “Saúde, segurança e ambiente”. Nele está escrito:
“O Grupo persegue o objetivo de garantir uma gestão eficaz de saúde, segurança e do ambiente. Todos aqueles que trabalham para o grupo são responsáveis pelo bom gerenciamento da saúde, da segurança e do ambiente”.

1.2 Os acidentes e os erros humanos
Os gerentes possuem um papel fundamental na sensibilização dos funcionários e na construção e divulgação de uma cultura da segurança. A sensibilização passa por três fases: 1. a percepção correta do estado de risco; 2. a decisão de tomar a decisão certa com base nas percepções; 3. a atuação

Relacionados

  • Genetica
    135307 palavras | 542 páginas