liuhliu

488 palavras 2 páginas
Eletrônica Industrial

-Do que trata a área da eletrônica industrial?

Esta área trata de manutenção e reparo de máquinas e equipamentos elétricos em sistemas eletrônicos usados em linhas de montagem e fábricas. Estas fábricas podem ser de alimentos, telecomunicações, automóveis, eletrodomésticos, equipamentos médicos e hospitalares, fábricas petroleiras, fábricas de produção de equipamentos para diversão e lazer.
A eletrônica industrial é capaz de formar profissionais capazes de projetar, implementar e realizar manutenção de produtos e sistemas eletrônicos para automação industrial, administrando recursos com eficácia e promovendo a inovação tecnológica.

- O que faz o técnico que atua nesta área?

Esse tecnólogo é responsável por instalar e manter equipamentos, circuitos e sistemas eletroeletrônicos nas áreas de comunicações e de automação de processos industriais.
Em sistemas eletrônicos, o profissional projeta, desenvolve e implementa sistemas eletrônicos analógicos, digitais e de potência.
Em automação, ele adapta softwares para integrar e controlar máquinas de grandes indústrias. Também verifica a qualidade da produção e aplica testes de produtos de eletrônica industrial.
Em eletrônica automotiva, trabalha na manutenção de veículos de passeio e de carga, realizando inclusive inspeção de veículos.

- Áreas em que o técnico pode atuar:

Indústria eletrônica, de informática e telecomunicações;

indústria automobilística, moveleira e alimentícia;

indústria de processos químicos e de petróleo e gás;

indústria de equipamentos para entretenimento, diversão e lazer;

indústria de equipamentos médicos e hospitalares;

-O técnico pode ocupar postos de trabalho e funções como:

Mantenedor de equipamentos e sistemas de eletroeletrônica industrial;

integrador de sistemas de Eletroeletrônica Industrial;

inspetor de execução de projeto ou montagem de sistemas de eletroeletrônica industrial;

instrumentista Industrial;

Relacionados