Liturgia

Páginas: 6 (1398 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2014
Introdução
“A liturgia e a vida são realidades indissociáveis. Uma liturgia que não tivesse reflexo na vida se tornaria vazia e certamente não agradável a Deus.” São João Paulo II.

Antigo Testamento
Nesta fase da Historia da Salvação, observamos a ação litúrgica “primitiva” desde Arão e os Levitas em um tempo de penitência e esperança quanto ao cumprimento da promessa de Deus, em umaliturgia ritualista baseada no sacrifício, no incenso e no respeito à tradição e suas regras de culto, onde obedecer à lei era primazia, como por exemplo, as tábuas da lei gravadas na Arca da Aliança.

Nesta época os profetas já eram os escolhidos para expressar a vontade de Deus, anunciando e denunciando, como por exemplo, quando as ofertas se tornaram mais um ato político e restrito, do quecaritativo.

Neste contexto o profeta Amós vem dizer que repudia os sacrifícios por causa de sua finalidade.
“Aborreço vossas festas; elas me desgostam; não sinto gosto algum em vossos cultos; quando me ofereceis holocaustos e ofertas, não encontro neles prazer algum, e não faço caso de vossos sacrifícios e animais cevados.
Longe de mim o ruído de vossos cânticos, não quero mais ouvir a música devossas harpas; mas, antes, que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não seca.
Porventura oferecestes-me sacrifícios e oblações, casa de Israel, no deserto, durante quarenta anos?” Amós 5,21-25.

“Porque eu quero o amor mais que os sacrifícios, e o conhecimento de Deus mais que os holocaustos.” Oseias 6,6.
Desta forma observasse o ato litúrgico da Criação ao Desenrolardos Tempos.

Novo Testamento
Já nesta fase, Jesus entra no mundo sem esforço humano pela força criadora do Espírito Santo para redenção da humanidade, e assim para pleno cumprimento da vontade do Pai, Jesus inaugura uma nova fase na História da Salvação, dando uma nova forma a Liturgia da época, inserindo os excluídos ao culto.

Observamos a Teologia da Cruz, em um período de comunhão com oCristo, saindo da esperança à promessa, que se renova pela liturgia celebrada na Missa.

Deste modo a ciência litúrgica apresenta dois enfoques principais:

• A predominantemente teológica, isto é, a liturgia como ação de Cristo e da Igreja como continuação da obra de salvação realizada por Cristo, através de gestos, palavras e símbolos, e;
• A predominantemente antropológica, que quercomeçar da ritualidade tal como é estudada pelas ciências humanas e na qual se realiza o acontecimento salvífico.


Santos Padres
Com a finalidade de recordarmos um pouco da história da liturgia gostaria de destacar o texto disposto por São Justino no Sec. I.

“A ninguém é permitido participar da Eucaristia, a não ser àquele que, admitindo como verdadeiros os nossos ensinamentos e tendo sidopurificado pelo batismo para a remissão dos pecados e a regeneração, leve uma vida como Cristo ensinou.

Pois não é pão ou vinho comum o que recebemos. Com efeito, do mesmo modo como Jesus Cristo, nosso salvador, se fez homem pela Palavra de Deus e assumiu a carne e o sangue para a nossa salvação, também nos foi ensinado que o alimento sobre o qual foi pronunciada a ação de graças com as mesmaspalavras de Cristo e, depois de transformado, nutre nossa carne e nosso sangue, é a própria carne e o sangue de Jesus que se encarnou.

Os apóstolos, em suas memórias que chamamos evangelhos, nos transmitiram a recomendação que Jesus lhes fizera. Tendo ele tomado o pão e dado graças, disse: Fazei isto em memória de mim. Isto é o meu corpo (Lc 22,19; Mc 14,22); e tomando igualmente o cálice edando graças, disse: Este é o meu sangue (Mc 14,24), e os deu somente a eles. Desde então, nunca mais deixamos de recordar estas coisas entre nós. Como que possuímos, socorremos a todos os necessitados e estamos sempre unidos uns aos outros. E por todas as coisas com que nos alimentamos, bendizemos o Criador do universo, por seu Filho Jesus Cristo e pelo Espírito Santo.

No chamado dia do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • liturgia
  • Liturgia
  • Liturgia
  • Liturgia
  • Liturgia
  • liturgia
  • Liturgia
  • liturgia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!