literatura

Páginas: 48 (11901 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
A origem da literatura infantil
O homem começou a contar histórias desde que desenvolveu a capacidade da fala. Na antiguidade todos eram contadores, visto que além de servir para vencer o tédio, era uma forma muito efetiva de se reunirem. A arte evoluiu naturalmente, pois se alguns gostavam de contar histórias, outros preferiam apenas ouvi-las .
Com o tempo a história tornou-se narrativaenvolvendo também mais pessoas e elementos. Os contadores então passaram a falar de heróis, lendas e mitos. Os egípcios foram os primeiros a fazer um registro escrito das suas histórias. Os romanos foram bons em espalhar os acontecimentos aos povos que dominavam, assim como os ciganos, cuja vida nômade lhes permitiu levar para muito longe suas lendas. A realeza contratava contadores de histórias outrovadores que contavam lendas sobre escândalos da corte ou fatos heróicos acompanhados por instrumentos musicais. Os trovadores gradualmente passaram a serem acompanhados por pessoas que os ajudavam a fazer das histórias um meio de entretenimento. Passaram a ser sucedidos pelos menestréis os quais viajavam de vila em vila, ganhando a vida como contadores.
As histórias encontradas em livros, filmes,teatro e conversas informais, remetem o ouvinte a novas situações, o que faz despertar interesse e expectativa. As histórias carregam um conhecimento acumulado durante muito tempo pela humanidade, isso é transmitido através das ações das pessoas de qualquer lugar no mundo. Ela se torna foco das conversas sociais, ouvir uma história, contá-la e recontá-la é uma maneira de preservar os valores e acultura da sociedade.

O primeiro contato da criança com um texto geralmente é através das histórias contadas oralmente, sejam por seus familiares ou professores. Esse é o início da aprendizagem, compreensão e descobertas importantes na formação da criança.As histórias podem ser contadas durante o dia, numa tarde de chuva ou à noite, antes de dormir, preparando para o sono gostoso e reparadorembalado por uma voz amada. É poder rir, sorrir, gargalhar com as situações vividas pelos personagens, com a idéia do conto ou com o jeito de escrever de um autor e , então, pode ser um pouco cúmplice desse momento de humor, de gozação. (ABRAMOVICH,1989, p.15)
O significado de escutar histórias é tão amplo, que é uma possibilidade de descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dosimpasses, das soluções, que todos atravessam e vivem de um jeito ou de outro, através dos problemas que vão sendo defrontados e enfrentados. Desenvolvem também todo o potencial crítico da criança, é poder pensar, duvidar, se perguntar, questionar e se sentir inquieto, cutucado, querendo saber mais e melhor ou percebendo que se pode mudar de idéia e ter vontade de reler ou deixar de lado uma vez.Sayão (2003) ressalta que, contar histórias é um ato de carinho por parte do adulto, que reconhece que a criança pode aprender muito, de modo lúdico e prazeroso, a respeito do mundo que a espera. Talvez seja isso que falte nos dias atuais, pois contar histórias une as pessoas, e hoje em dia com tanta tecnologia, as pessoas se afastam cada vez mais, deixando de lado esse recurso tão indispensável eimportante em nossas vidas.
De acordo com COELHO (1999, p.47), “antes de narrar a história deve-se abrir espaço para uma boa conversa, por exemplo, se a história gira em torno de animais domésticos e começa-se diretamente, os ouvintes poderão interromper dizendo: eu também tenho um gato, um cachorro, um passarinho, o que for. ”Assim, segundo a autora, deve-se perguntar antes quem tem um gatinho, comose chama, a cor, de que se alimenta, as travessuras. Deixando as crianças falarem a vontade, um de cada vez; eles se sentem felizes e isso facilita a identificação e a integração. Há alguns conceitos tais como a representação, resumo, detalhes das características dos personagens, sentimentos, que não podem ser esclarecidos previamente para não antecipar fatos de enredo sobre o clímax. Durante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!