literatura

Páginas: 3 (553 palavras) Publicado: 21 de setembro de 2013
Discurso é diferente de texto?
Texto se trata de uma unidade linguística, podendo essa ser materializada por meio de uma linguagem verbal ou não verbal. Partindo desse pressuposto, não se torna nemum pouco descabido apontarmos como exemplo de texto uma simples placa de trânsito, por exemplo. Sim, apesar de não conter elementos verbais, enquanto usuários do sistema linguístico, temos condiçõeso suficiente de decifrá-la.
Assim, a título de conceituarmos a palavra “texto”, vale mencionar que se afirma por uma unidade linguística, uma vez materializada (por isso, concreta), a qual se traduzpor meio da fala ou por meio da escrita, dotada, pois, de uma intencionalidade comunicativa, de uma intenção por meio da relação enunciador/enunciatário.
No entanto, um texto não se faz apenas deaspectos materiais, os quais se representam, como antes dito, pela oralidade ou pela escrita. Ele, porém, constitui-se de outro aspecto, tão importante quanto necessário, chamado discurso. Ele, por suavez, não tão palpável assim, engloba outros aspectos, os quais, muitas vezes, somente se tornam perceptíveis por meio das inferências, que também representam uma habilidade indispensável a todos nósimersos na condição de interlocutores.
(O termo discurso admite muitos significados. O mais conhecido deles é do discurso como uma exposição metódica sobre certo assunto. Um conjunto de ideiasorganizadas por meio da linguagem de forma a influir no raciocínio, ou quando menos, nos sentimentos do ouvinte ou leitor).
Discurso direto

A produção se dá de forma integral, na qual os diálogos sãoretratados sem a interferência do narrador. Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi-las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego dealguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros.

A título de exemplificação, apoiemo-nos no seguinte exemplo:

“Maurício saudou, com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!