literatura

Páginas: 4 (761 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2013
Dom Casmurro
Por Machado de Assis
Realismo. A história toda se passa no Rio de Janeiro do Segundo Império e conta a história de Bento e Capitolina, esta sendo descrita por José Dias, agregado damãe de Bento, como tendo "olhos de cigana"; a infância, onde surge a paixão com Capitu.
Memórias Póstumas de Brás Cubas
Por Machado de Assis
Realismo. A história é narrada por Brás Cubas, um defuntoautor que após narrar sua morte e funeral começa a contar a sua vida. Conta a infância, as travessuras, o primeiro namoro com Marcela (interesseira e bela, fica pobre e feia),
Quincas Borba
PorMachado de Assis
Realismo. Continuação de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba conta a história do ex-professor primário Pedro Rubião de Alvarenga, que após cuidar do filósofo Quincas Borbaaté a morte, recebe dele toda a fortuna sob a condição de tomar conta do cachorro, que também tem o nome de Quincas Borba.Narrado em terceira pessoa, cheio de ironia, uma dúvida constante (Quincas Borbaé o título por causa do cão ou do filósofo?)
Esaú e Jacó
Por Machado de Assis
Realismo. Contada como que por um autor que teve acesso ao Memorial do Conselheiro Aires, usa o volume último de seuscadernos. Uma maravilhosa mostra da capacidade de Machado de Assis, esta obra foge do maniqueísmo do esquema gêmeo bom - gêmeo mau, mantendo sempre o ponto de vista que, apesar das divergências ou porcausa delas, Pedro e Paulo são dois lados da mesma moeda. É eficiente também em mostrar os anos de transição do Império para a República.
Memorial de Aires
Por Machado de Assis
Realismo. Escrito soba forma do diário do aposentado Conselheiro Aires, diplomata aposentado que deixou a mulher morta em Bruxelas. Tudo se passa de 9 de Janeiro de 1888, aniversário da volta do diplomata de Bruxelas aoBrasil, até o fim de agosto do ano seguinte. Apesar de ter sido escrita por Aires e serem suas impressões que lemos (ele declara que queimará o diário quando o acabar, se não morrer antes), a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura
  • Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!