literatura pesia trovadoresca

367 palavras 2 páginas
Poesia trovadoresca:
Poesia trovadoresca: pode ser dividida em dois gêneros: lírico e satírico. O gênero lírico se subdivide em duas categorias (cantigas de amigo e cantigas de amor) e o satírico é caracterizado pelas cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
Com o que ficar atento? Dicas para o vestibular:
Cantigas de amor: o trovador assume um eu-lírico masculino e se dirige à mulher amada como uma figura idealizada e distante. Ele se coloca na posição de fiel vassalo, a serviço de sua senhora - a dama da corte -, fazendo desse amor um objeto de sonho, distante e impossível.
Cantigas de amigo: têm origem popular, eu-lírico feminino e marcas evidentes da literatura oral (reiterações, paralelismo, refrão e estribilho). Esses recursos, típicos dos textos orais, facilitam a memorização e execução das cantigas.
Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade.
Cantigas de maldizer: apresentam sátira direta, contundente e clara. Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.
Livros de linhagens do conde Pedro:
Fernão Lopes propõem-se realizar no prólogo da crónica de Pedro uma reflexão sobre a justiça de modo a que os leitores compreendam melhor o reinado de D.pedro I.
Na verdade Pedro ficou conhecido pela forma rigorosa como admistrou a justiça do seu reino. Este aspeto do seu carater impressionou os homens do seu tempo.
Segundo Fernão Lopes, a justiça é importante no perfil governativo do rei pois, um rei justo fara leis justas também para os seus súbditos (“(…) avendo no rei virtude de justiça, para leis per que todos vivam dereitamente e em paz(..)”).
Cronicas de Fernão Lopes :
A Crónica d’El Rei D. João I, foi escrita pelo cronista Fernão Lopes, por incumbência do Rei D. Duarte.
A crónica é composta por 3 partes:
1ª parte – descreve o que se passou entre a morte de

Relacionados

  • sínteses sobre humanismo e classicismo
    699 palavras | 3 páginas