Literatura na Forma o o do Leitor AD1 2015 sem 1

2071 palavras 9 páginas
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Curso de Pedagogia para as Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Avaliação a distância 1 – 2015/1
Disciplina: Literatura na Formação do Leitor
Coordenadora: Márcia Cabral

Nome: Emerson Alexandre de Almeida Vieira. Matrícula: 13112080364
Pólo: Petrópolis

Caros alunos,
Apresentamos algumas questões, visando à sistematização dos conteúdos relativos às Aulas 1 a 7. Leia os enunciados com atenção, retorne à leitura das aulas e procure desenvolvê-las da melhor maneira possível. Recomendamos elaborar as suas respostas com coerência, com coesão e com adequada fundamentação teórica. Bom trabalho e não se esqueça de devolver a AD1 no prazo estipulado, até o dia 24 de fevereiro.

Questão 1: (valor: 2,5) Nas primeiras aulas, procuramos distinguir o conceito de leitura reduzida do conceito de leitura ampliada, com o intuito de mostrar que nem todo tipo de leitura conduz à formação do leitor proficiente.
Releia as aulas e, a seguir, escreva uma dissertação sobre os principais conceitos apresentados: a extensão do texto deve ser de, aproximadamente, uma lauda digitada, com espaço 1,5 e tipo de letra Times New Roman ou Arial. Ao longo do texto, indique outros exemplos de leitura reduzida ou de leitura ampliada extraídos da sua experiência de leitura.

A) Concepção reduzida de leitura: privilegia a decodificação dos símbolos gráficos, a compreensão das palavras e expressões e, consequentemente, seu sentido mais imediato.

B) Concepção ampliada de leitura: múltiplos sentidos no texto, condições internas e externas, intertextualidade.

Quando lemos, estamos nos posicionando diante do mundo. Lemos de acordo com concepções que a partir das nossas condições objetivas de vida (nossas experiências). Também devido à condição étnica, geográfica, cultural, podemos acumular experiências - ou não -

Relacionados

  • Literatura Na Forma O Do Leitor AD1 2015 Sem 1
    1623 palavras | 7 páginas
  • ad1 literatura
    563 palavras | 3 páginas