Literatura-livro Luciola

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 26 de abril de 2014
Tema: Análise literária
Obra:




Lucíola


Autor: José de Alencar

RESUMO
Paulo Dias conta a história de seu relacionamento amoroso com Lucíola, uma cortesã de luxo do Rio de Janeiro em 1855. Rapaz procedente de Olinda veio para o Rio de Janeiro conhecer a Corte. Foram apresentados pela primeira vez em uma festa, da qual fora convidado pelo seu amigo Couto. Quando a viu,julgou-a como meiga e angelical, mesmo seu amigo contando barbaridades a seu respeito e revelando sua verdadeira profissão, ele manteve a ligeira impressão que o levou a apaixonar-se. Ao procura-la em sua casa, entrega-se a ele como no mais belo ato. Passando a desprezá-lo logo após. Mas apaixona-se da maneira mais romântica pelo jovem que nela descobrira bondade e ternura. Passou a visita-lafrequentemente, cada vez mais e prendia-se a ela por um amor que ultrapassava a simples satisfação do sexo. Não a queria como uma “mundana lúbrica e sensual”, famosa pelos requintes no amor, e sentia que ela também, na maneira de tratá-lo, nos seus beijos e carícias, o amava realmente. Em meio a brigas e reconciliações, de ciúmes e de arrependimento, chegaram à aceitação do amor. Ele a amavadesesperadamente de forma bela e pura, Lúcia com seus conturbados sentimentos, decidiu então dedicar-se inteiramente a esse amor para que sua alma fosse purificada. O romance causou comentários na sociedade. Paulo se viu dividido entre o amor e o preconceito. Superaram essa barreira, mas ela sentia-se indigna do amor de Paulo e do sentimento de igualdade que deveria existir entre os amantes.Lúcia aos quatorze anos viera morar com sua família na Corte, até que a epidemia de febre amarela de 1850 os atacou .
Somente ela foi poupada, assim foi que, por necessidade, entregou o seu corpo a um ricaço de nome Couto, para conseguir ajuda e apoio. Morreram a mãe, a tia e dois irmãos; o pai, ao descobrir que recebera dinheiro de um homem em paga de sua honra, expulsou-a de casa. Depoisdisso, o caminho estava aberto à prostituição. Na sua nova vida, mudou de nome, pois se chamava realmente Maria da Glória. Após uma longa viagem que fizera à Europa em companhia de um amante, de volta ao Rio só encontrou uma irmãzinha de nome Ana, a quem tomou sob sua proteção e pôs num colégio.
Lúcia por amor, então foi morar numa casinha de Santa Teresa, que alugara, em companhia dairmã. Afastou-se da vida mundana para receber apenas a visita de Paulo. Passeavam nos arredores de mãos dadas como dois namorados, e nessa busca pela inocência perdida, ela até se recusava, periodicamente a ser de novo sua amante. É que ela agora já adotando outra vez seu nome de batismo, Maria da Glória, estava esperando um filho de dele. Mas durou pouco, Lúcia sofreu um aborto e, ante a recusade tomar remédio para expelir o feto sem vida, faleceu de infecção, antes lhe pediu que cuidasse de sua irmãzinha Ana, a quem deixara em testamento a sua fortuna, cerca de cinquenta contos de réis, como se fosse sua própria filha. A princípio queria que ele se casasse com Ana, mas, ante sua recusa, pediu-lhe que a protegesse, e morreu dizendo-se sua noiva eterna, sua noiva no céu.


Foconarrativo
Composto por um narrador-personagem, em primeira pessoa, que é Paulo.
“Não sou dos felizes, que conservam a virgindade d’alma, e levam à santa comunhão do casamento a pureza e castidade das emoções. Bem cedo ainda senti murchar a bonina delicada do coração; e afoguei a minha ignorância nos gozos rapidamente fruídos e brevemente olvidados.”Personagens (protagonistas)
Lúcia (Maria da Glória): Com apenas 19 anos de idade, é uma das cortesãs mais ricas do Rio de Janeiro. É bela e refinada, sendo cobiçada pelos homens e invejada pelas mulheres.
Paulo: Natural de Olinda (Pernambuco) é um jovem ingênuo, pobre, com 25 anos, recém-chegado ao Rio de Janeiro. Jovem apaixonado que se envolve com Lúcia....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • literatura- Luciola
  • Livros luciola
  • Lucíola – José de Alencar LITERATURA
  • Análise do livro Lucíola
  • resumo do livro lucíola
  • Resumo do livro Lucíola
  • Resenha do livro Lucíola
  • Análise do livro lucíola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!