Literatura liso brssileira

12212 palavras 49 páginas
NÚCLEO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LÍNGUA POERTUGUESA COM ÊNFASE EM GRAMÁTICA E LITERATURA-TAGUATINGA
DISCIPLINA: LITERATURA LUSO-BRASILEIRA
ALUNO: ARI MOURÃO DE ARAÚJO

LITERATURA LUSO-BRASILEIRA

1 – Cite a principais características de um texto Literário? É uma dimensão estética, plurissignificativa e de intenso dinamismo, que possibilita a criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem. É, portanto, um espaço relevante de reflexão sobre a realidade, envolvendo um processo de recriação lúdica dessa realidade. É marcado pela fusão poética da linguagem, pela seleção e combinação das palavras com ideia de privilegiar ritmo, sonoridade, beleza, criatividade, entre outros. Tem como dimensão a estética e o intenso dinamismo, que possibilita a criação de novas relações de sentido, com predomínio da função poética da linguagem, é uma reflexão sobre a realidade, envolvendo um processo de criação dessa realidade.

2 – Quanto á forma como pode ser um texto Literário? São ideias, os conceitos, os sentimentos, os apelos e as imagens imaterias que as palavras transmitem da mente do escritor ao leitor. Quando o leitor produz a sua obra e coloca a sua visão de mundo, sua maneira de agir e de pensar. O conteúdo é comumente confundido com assunto ou a mensagem de uma obra. É a linguagem escrita ou falada das ideias e dos sentimentos do escritor. É uma arte da comunicação,forma artística para conquistar o publico,portanto envolvendo a forma e seus aspectos linguísticos e gráficos do texto envolvendo diferentes estilos de escritas e pensamentos.

3 – A primeira literatura produzida em Portugal era constituída por baladas de amor, reunidas em livros chamados de cancioneiros. A primeira obra desse estilo foi a Cantiga da Ribeirinha, de Paio Soares de Taveirós, no final do século XII. Esse período ficou conhecido como Trovadorismo. A partir daí floresceu a Literatura

Relacionados