Literatura infantil: um estudo sobre as contribuições para o dedenvolvimento da linguagem oral da criança

10863 palavras 44 páginas
IAPPE - INSTITUTO ARAGUAIA DE POS GRADUAÇÃO PESQUISA E EXTENSÃO

ROSANGELA SILVA LUZ

LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA

Cocalinho – MT
Fevereiro/2011
ROSANGELA SILVA LUZ

LITERATURA INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM ORAL DA CRIANÇA

Monografia apresentada junto ao curso de especialização do IAPPE – Instituto Araguaia de Pos Graduação Pesquisa e Extensão, como exigência parcial para obtenção do grau de Especialista em Educação Infantil.

Orientador: Professor Esp. Willian Marcos Cardoso

Cocalinho – MT
Fevereiro/2011

RESUMO

Este estudo tem como finalidade de compreender a construção do conhecimento infantil dando ênfase a utilização dos livros infantis como trabalho pedagógico realizado dentro de sala de aula para a aquisição da linguagem oral da criança. Este enfoque temático foi efetuado através do método qualitativo descritivo de observação em sala de aula, mediante a aplicação de entrevistas na Educação Infantil, em turmas de iniciação a alfabetização. A partir da pesquisa bibliográfica e de campo, mostrou-nos que a utilização dos livros infantil serve como instrumento mediador, que auxiliam o trabalho pedagógico do educador quanto a sua preocupação em propiciar aos seus educandos condições indispensáveis para o bom desenvolvimento da leitura.

Palavras-chave: literatura infantil, desenvolvimento, lúdico.

ABSTRACT

This study aims to understand children's knowledge construction by emphasizing the use of children's books as pedagogical work within the classroom to the acquisition of oral language of children. This thematic approach has been studied by descriptive qualitative method of observation in the classroom, through the application of interviews in early childhood education, initiation classes in literacy. From the literature search and field, showed us that the use of

Relacionados