Literatura infantil brasileira: história e histórias

Páginas: 5 (1098 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. Literatura Infantil Brasileira: história e histórias. São Paulo: Ática, 2009.

1 CREDENCIAS DO AUTOR

Marisa Lajolo nasceu em São Paulo, mas foi criada em Santos. Formou-se em Letras pela Universidade de São Paulo, onde também fez mestrado em doutorado. Além disso, fez pós-doutorado na Brown University. Atualmente é professora da universidadePresbiteriana Mackenzie. Suas atuais linhas de estudo e pesquisa voltam-se para a Teoria Literária e Literatura Brasileira, atuando principalmente nas áreas de história da leitura, literatura infantil e/ou juvenil e Monteiro Lobato. Suas principais obras são: Literatura infantil brasileira: Histórias e Histórias; Literatura: leitores e leitura; Como e por que ler o Romance Brasileiro; Descobrindo aLiteratura; Antologia de Poesias: Poesia Romântica Brasileira.
Regina Zilberman nasceu em 1948 em Porto Alegre, formou-se em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, fez doutorado em Romanística na Universidade de Heidelberg, fez seu pós-doutorado no Center for Portuguese & Brazilian Studies da Brown University. Trabalhou na Pontifícia Universidade Católica de RGS (PUCRS) como professora deTeoria da Literatura e Literatura Brasileira. Ela é considerada uma das maiores especialista em literatura infanto-juvenil, com mais de 20 livros publicados e premiados na área pedagógica e educacional, dentre eles estão: As Pedras e o Arco: Fontes Primárias, Teoria e História da Literatura; Estética da Recepção; Como e por que Ler a Literatura Infantil Brasileira; A literatura infantil naescola; Fim do Livro, fim dos leitores; Leitura em crise na escola: as alternativas do professor; Literatura Infantil Brasileira: História e Histórias.

2 RESUMO DO TEXTO

Lajolo & Zilberman (2009), no capítulo 6 do livro Literatura infantil brasileira: história e histórias discutem sobre o aumento significativo de livros infantis publicados no Brasil a partir da década de 60 e a renovação desseslivros, com o progresso industrial.
Para analisar a produção da literatura infantil, inicialmente, as autoras apresentam aspectos sociais, políticos e econômicos do Brasil nas décadas de 60 e 70.
Com a substituição do modelo agroexportador para o modelo capitalista urbano-industrial, tem-se um período de grandes transformações e bastante conturbado na sociedade brasileira. De um lado estava atradicional burguesa agrária, contrária ao progresso industrial, do outro, estava à burguesia industrial, favorável à modernização das estruturas sociais, a fim de fortalecer seu poder.
Essa disputa por poder é marcada por vários protestos políticos e passeatas estudantis contra o governo, onde a educação foi a quem mais sofreu impacto com essas mudanças.
O texto refere-se também ao ‘milagrebrasileiro’ que o Brasil teve nesse período, mas que favoreceu apenas a classe dominante, enquanto a classe mais baixa da sociedade brasileira vivia em situação de miséria.
É nesse panorama histórico que a literatura infantil designada à classe menos favorecida financeiramente, tradicionalmente afastada da cultura e da arte burguesa, ganha espaço na sociedade brasileira. Nos anos 70, o Estadojuntamente com as instituições e programas envolvidos com livros e leitura, investem bastante dinheiro na produção de literatura destinado ao público infantil, onde esses livros passam a ser comercializados nas escolas com baixo índice de leitura e vendidos em bancas e livraria.
A produção de livros para crianças enquadra-se ao desenvolvimento industrial que o Brasil estava passando nessa época. Assim,vários autores nacionais, como Mário Quintana, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Clarice Lispector entraram para esse mercado promissor escrevendo obras infantis.
Com a modernização, autores brasileiros como os já mencionados, entre outros, aderiram à temática urbana, escrevendo livros que denunciavam a “pobreza”, a “miséria”, o “sofrimento infantil”, a “marginalização” o “preconceito”,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura Infantil Brasileira: História e histórias de Regina Zilberman e Marisa Lajolo.
  • Literatura infantil Brasileira: história & histórias / Marisa Lajolo, Regina Zilberman
  • A história da literatura brasileira
  • historia da literatura brasileira
  • História da literatura brasileira
  • História concisa da literatura brasileira
  • Historia e Historiografia da Literatura brasileira
  • Literatura infantil-contação de história

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!