LITERATURA GÓTICA

Páginas: 2 (386 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
INTRODUÇÃO


O presente trabalho se propõe a analisar e discutir as principais características góticas no conto “A Queda da Casa de Usher” (1839), do escritor americano Edgar Allan Poe(1809-1849).
O romance gótico surgiu como uma reação ao Racionalismo Iluminista e Poe foi um inovador desse gênero, delineando novos caminhos para a literatura gótica nos Estados Unidos. Seu principal méritoestava na habilidade com que montava e planejava suas histórias e na sua capacidade de adicionar o inexplicável em conjunto com o real. O conto “A Queda da Casa de Usher” não foge a essas regras, poisse trata de um conto de atmosfera sombria, triste e melancólica, que narra os últimos dias de uma família misteriosa composta por dois irmãos que cultivam uma estranha relação, e de sua mansão velha elúgubre. Sua capacidade de fazer com que o imaginário se estabeleça lado a lado com o real, faz de seu texto uma leitura instigante e atraente. Para o desenvolvimento deste estudo, faz-se necessáriorefletir sobre o lugar de Poe não só no contexto literário de sua época, mas também nos estudos literários como um todo, compreendendo como sua obra se insere dentro da estética gótica. Tal discussãooferecerá subsídios relevantes para a análise e a interpretação de “A Quedada Casa de Usher”, narrativa na qual o autor problematiza os limites da razão em relação ao imaginário, ao insólito e aosobrenatural.
Abordam-se, inicialmente o contexto histórico no qual surgiu a obra de Poe. Sendo Poe, um autor norte-americano e tributário do movimento romântico, o estudo aborda o Romantismo,evidenciando suas principais características e a influência que tiveram na obra de Poe. Em seguida, abordam-se a vida e a obra do autor, para que possamos compreender melhor o seu estilo. Além disto,pretende-se analisar as convenções do Romantismo gótico ao qual Poe filia-se, ressaltando o aparecimento de gótico na América, seus desdobramentos e suas características que o diferem do gótico inglês. Para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Literatura Gótica
  • literatura gótica
  • literatura gótica
  • A Literatura Gótica
  • Literatura Gótica
  • gotica
  • Gotica
  • Arquitetura gótica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!