Literatura europeia e brasileira
A oratória Brasileira, Literatura, ou expressao verbal, obras elaboradas no Brasil desde os textos de informação, dados que os viajantes e missionários europeus colhiam sobre a natureza e o homem do Brasil Colônia, até nossos dias. Do ponto de vista literário, interessa destacar a evolução das formas estéticas que correspondem aos estilos artísticos que tiveram representação no Brasil. A primeira etapa corresponde ao barroco literário. A segunda, às transformações do barroco, às tentativas de renovação arcádica e neoclássica e ao romantismo e seus prolongamentos. A terceira, às tendências do fim do século: modernismo e pós-modernismo.
Segundo Antônio Cândido, a oratória ou literatura brasileira pode ser dividida em três períodos: Em primeiro lugar, a era das manifestações literárias, o medo de falar em publico, que vai do século XVI à metade do século XVIII. Um segundo Jornal Blogger instante é a era da configuração do sistema literário, que tem início na primeira metade do século XVIII à segunda metade do XIX. Em terceiro lugar, a era do sistema literário consolidado, da segunda metade do século XIX até a expressão verbal de nossos dias.
2
BARROCO
Os ciclos de ocupação da terra sucederam-se em consonância com as possibilidades demográficas e os interesses econômicos. Do litoral para o interior foram se definindo manchas de povoamento que originaram ilhas culturais. Estas, segundo Viana Moog, foram sementes da literatura regionalista, que se faz presente ao longo de toda a história literária do país, sabendo como falar em público.
Nesta primeira fase é sensível a expressao verbal na presença da Europa: Ibéria, no barroco; Itália, no arcadismo; França, no iluminismo (ver Século das Luzes). Define-se, ainda, a mediação da metrópole na transposição de valores estéticos do arcadismo e iluminismo. As manifestações literárias dos três primeiros séculos brasileiros respondem, sobretudo, ao problema da expansão ultramarina. A Carta de