Literatura da Aegentina

671 palavras 3 páginas
Trajes Típicos da Argentina
O traje da Argentina é traje gaúcho. O gaúcho é um camponês típico das planícies de países como Uruguai, Brasil (sul), Chile e Argentina, com uma imagem típica do folclore argentino.

Nas províncias do interior, o traje gaúcho é caracterizado por um chapéu enfeitado com couro em torno de (a aba do chapéu é pequeno e muito útil em tempos de chuva ou sol intenso das montanhas), colete com bolsos laterais torná-lo mais fácil de transportar rapé ou folhas de coca, camisa branca, calças compridas que são usados em botas pretas, que podem levar às esporas ou chicote dos cavalos, lenço folheados com cintas de aço e seda do pescoço (que é geralmente vermelho, preto ou azul).

Em outras províncias argentinas são repetidas as botas de couro e cinto de largura, embora as calças são folgadas. Muito pelo contrário, a mulher de traje gaúcho (também chamada de conterrânea) é simples e consiste em, sapatos pretos sapatos de patentes e mangas de camisa branca e uma calça bit.

Finalmente, indicam que, além do traje do gaúcho também é típico em cidades como Buenos Aires o traje tango, porém, não é um modelo que tem sido típico, com a chegada de imigrantes de diferentes países, este fato tem recebido adaptações de diferentes culturas.
Literatura da Argentina
A literatura argentina tem sofrido uma contínua evolução desde que começara no período colonial com seus famosos temas de conquista. Destaca a obra "Martín Fierro" de José Hernández e a literatura gauchesca. A geração romântica têm como figura Estebam Echevarría, poeta e sociólogo com temas tão populares como "A Cativa" ou "O Matadero".
No século XIX Domingo Sarmiento escreve uma verdadeira obra de filosofia, "Civilização e Barbárie". Nesta época surge um movimento protestante, contra o ditador Rosas que governava o país, chamado a "Geração dos Desterrados", que inclui nomes como João Bautista Alberdi, Estebam Echeberria e José Mármol. Outro escritor destacado deste século é Bartolomé

Relacionados