Literatura Contemporânea

Páginas: 7 (1683 palavras) Publicado: 6 de março de 2014
 Literatura Contemporânea
Contexto histórico
Nas últimas décadas, a cultura brasileira vivenciou um período de acentuado desenvolvimento tecnológico e industrial; entretanto, neste período ocorreram diversas crises no campo político e social.
Os anos 60 (época do governo democrático-populista de J.K.) foram repletos de uma verdadeira euforia política e econômica,com amplos reflexos culturais: Bossa Nova, Cinema Novo, teatro de Arena, as Vanguardas, e a Televisão.
A crise desencadeada pela renúncia do presidente Jânio Quadros e o golpe militar que derrubou João Goulart colocaram fim nessa euforia, estabelecendo um clima de censura e medo no país (promulgação do AI-5; fechamento do Congresso; jornais censurados, revistas, filmes, músicas; perseguição eexílio de intelectuais, artistas e políticos). A cultura usou disfarces ou recuou.
A conquista do tricampeonato mundial de futebol em 1970, foi capitalizada pelo regime militar e uma onda de nacionalismo ufanista espalhou-se por todo o país, alienando as mentes e adormecendo a consciência da maioria da população por um bom período de tempo: "Brasil - ame-o ou deixe-o", a cultura marginalizou-se.
Em1979, um dos primeiros atos do presidente Figueiredo foi sancionar a lei da anistia, permitindo a volta dos exilados. Esse ato presidencial fez o otimismo e esperança renascerem naqueles que discordavam da política praticada pelos militares daquele período.
Na década de 80 inicia-se uma mobilização popular pela volta das eleições diretas, que só veio a concretizar-se em 89, com a posse deFernando Collor de Mello, cassado em 1991.
Características do Período:
a) Ludismo na criação da obra, desembocando frequentemente na paródia ou pastiche. Ex: as sucessivas imitações do famoso poema de Gonçalves Dias, "Canção do Exílio" ("Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá...").
b) Intertextualidade, característica da qual os textos de Drummond como "A um bruxo com amor" (retomando M. deAssis); "Todo Mundo e Ninguém" (retomando o auto da Lusitânia, de Gil Vicente) são belos exemplos.
c) Fragmentação textual: "associação de fragmentos de textos colocados em sequência, sem qualquer relacionamento explícito entre a significação de ambos", como em uma montagem cinematográfica.
Principais Autores e Suas Obras contemporâneas:
-ARIANO SUASSUNA (1927)
Vida: Ariano Suassuna nasceu naentão cidade de Nossa Senhora das Neves - hoje João Pessoa, capital da Paraíba. Logo em seguida, tendo seu pai, João Suassuna, deixado o governo do estado, Ariano acompanha a família de volta para a região do alto sertão paraibano, onde a mesma tinha várias fazendas. Assassinado o pai, a família deixa a região, mudando-se para a cidade de Taperoá, no chamado sertão seco, onde o futuro dramaturgo eromancista faz seus estudos primários. Em 1938 há nova mudança, desta vez para Recife, onde cursa o ginásio, estudando também música e pintura. Em 1946 entra para a Faculdade de Direito, ligando-se ao círculo de poetas, escritores e artistas da capital pernambucana e interessando-se cada vez mais pelo romanceiro popular nordestino e pelo teatro. Em 1952 começa a trabalhar em advocacia mas logoabandona a profissão, dedicando-se ao magistério e à atividade de escritor.
Principais Obras: O Castigo da Soberba; O Rico Avarento; Auto da Compadecida; O Santo e a Porca; A Pena e a Lei.
JOSÉ CÂNDIDO DE CARVALHO (1914-1989)
Vida: José Cândido de Carvalho nasceu em Campos dos Goitacazes, estado do Rio de Janeiro, filho de lavradores emigrados do norte de Portugal, que aqui no Brasil se dedicaram aopequeno comércio. Transferindo-se muito jovem com a família para o Rio de Janeiro, ali iniciou sua carreira de jornalista no final da década de 1920.
Principais Obras: Olha para o céu, O coronel e o lobisomem.
Raquel de Queiroz (1910-2003)
Escritora brasileira nascida em Fortaleza, no Ceará, que conseguiu ser a primeira mulher a entrar na Academia Brasileira de Letras. Graduou-se na escola...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Literatura contemporanea
  • Literatura contemporanea
  • LITERATURA CONTEMPORÂNEA
  • a literatura contemporanea
  • literatura contemporânea
  • literatura contemporanea
  • LITERATURA AMERICANA CONTEMPORANEA
  • Tendências contemporâneas da literatura portuguesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!