Literatura: conceito e função

Páginas: 2 (479 palavras) Publicado: 25 de março de 2012
Literatura: conceito e função

Alan Ricardo de Amorim ressalta em seu artigo “A Literatura em busca de um conceito”, ponderações acerca da natureza e do emprego da literatura como forma de adquiririnformação e humanizar o leitor. Por meio da significação da linguagem literária usada para representar o real – uma das funções da literatura -, seguidamente conceituando – a com relação a suainfluência sob a vida humana.
Há inúmeras concepções acerca da literatura e suas funções que causam debates, por dar-lhe emprego distinto, variando do período histórico e social de cada geração. No séculoXX, destacou-se o projeto “O ensino da Literatura”, com a nomeada Aula de Roland Barthes apresentando larga sabedoria no campo da linguagem e suas vertentes inclusive a literária vendo nela uma formade “puro poder social”.
Já que a língua é uma forma de aprisionar o ser nas estruturas lingüísticas obrigando-o a usá-la pra conseguir se expressar, dessa forma só há uma maneira de se esquivardestes enquadramentos: a literatura, que apesar de utilizar as estruturas lingüísticas, usa-a para expressar emoções e ideologias proporcionando uma nova forma de poder vinculado ao novo valor artístico;renovando os significados e suas representações do real.
Barthes, afirma que ela “joga com os signos ao invés de reduzi-los a um universo já determinado”, Antônio Candido diz que o manuseio datécnica é o fator essencial para afirmar se uma obra é ou não literária. A autora Maria Lajolo, expõe que esta linguagem cria “um espaço de interação de subjetividade (autor e leitor)” para dar-lhe devidaimportância.
Dentre estas técnicas de manuseio da língua, Umberto Eco retrata o idioleto dentro da produção literária que reproduz as características especificas de um grupo determinado – que aprincipio causa estranhamento -, mas que faz interagir meios distintos.
Tendo em vista as funções da literatura Candido especifica, primeiramente a psicológica tratando de modalidades como a fantasia –...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Função da Literatura
  • Conceito de função
  • Conceitos de função
  • conceito de literatura
  • Conceitos de Literatura
  • Conceito de literatura
  • Conceitos de literatura
  • Conceito de literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!