literatura como sistema

Páginas: 3 (659 palavras) Publicado: 9 de agosto de 2013
Texto analítico-interpretativo de aspectos anticlericais no romance O Homem de Aluísio Azevedo e A Igreja do Diabo de Machado de Assis

Ao fazer a analise do romance O Homem, de Aluísio Azevedo,foi possível constatar o posicionamento pejorativo com relação à religião. No romance, Magdá procura a religião como um meio de salvação em uma ocasião difícil da vida. Com isso, pode-se perceber que abusca pela religião tem um sentido: Satisfazer uma necessidade de momento.
A religiosidade, com todos os seus tentáculos, aparece no discurso ficcional como realidade social subordinada a um quadrocomplexo da psique das personagens e do meio e do período histórico em que se encontram. (SANTOS, 2007, pág 91)

A literatura anticlerical surge como uma ramificação do discurso naturalista daépoca.

Ao enfatizar o fisiologismo hereditário, o naturalismo se opõe frontalmente ao discurso cristão moralista. De fato, ao beber das novas águas que borbotavam das fontes das ciências naturais, emespecial, o darwinismo – que comprovou a existência de um ciclo natural e histórico de transformação incessante dos reinos animais e vegetais –, o fixismoda raça humana defendido pela Igreja duranteséculos é claramente questionado .(Idem, ibdem)

Podemos constatar, também, a presença do discurso científico. Analisando o discurso de Magdá, percebe-se de um lado o discurso científico e do outro oreligioso representados, respectivamente, pelo Dr. Lobão e a tia Camila. Durante a leitura nota-se um tratamento de respeito com relação ao médico e um descaso com a beata. A própria descrição daspersonagens indica essa valorização e o detrimento do outro. O médico da família é um homem inteligente e sério; enquanto a tia Camila é descrita como a ‘idiota’, beata, “solteirona e esquisita degênio”. Podemos constatar tais tratamentos na seguinte passagem:
“Mas D. Camila era uma solteirona velha, muito devota, muito esquisita de gênio e sem jeito nenhum para fazer sala. — Uma verdadeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • literatura como sistema intersemiotico
  • A LITERATURA COMO SISTEMA INTERSEMI TICO
  • Literatura, sistemas de conhecimento e processamento textual
  • literatura sistema semi tico 1400385
  • RESUMO
  • Formação literatura : tradição empenhada e sistema literário
  • Resumo dos dois primeiros capítulos do formação da literatura brasileira (literatura como sistema e literatura empenhada)
  • Literatura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!