Literatura Brasileira III: Atividade de Portfólio_aula 03.

1127 palavras 5 páginas
Universidade Aberta do Brasil
Universidade Federal do Ceará
Instituto UFC Virtual

Disciplina: Literatura Brasileira III
Profa: Sandra Mara
Pólo: João Lopes Cavalcante
Aluno: Antonia Kaline Vieira Silva
Data: 13/09/2014

Literatura Brasileira III: Atividade de Portfólio_aula 03.

Quiterianópolis
2014

Atividade de portfólio_aula 03
Outro texto que consideramos fundamental para se perceberem as ideias modernistas é o "Prefácio interessantíssimo", de Mário de Andrade, que o poeta escreveu como abertura de seu livro de poemas Pauliceia desvairada. Neste portfólio, você deverá redigir um texto de pelo menos duas páginas comentando as principais ideias desse manifesto, estabelecendo uma comparação entre ele e o "Manifesto da poesia Pau-Brasil", de Oswald de Andrade, comentado neste tópico.
Há algumas afirmações de Mário de Andrade que merecem particularmente ser comentadas, como as que seguem:
1. Como se explica que Mário de Andrade se julgue passadista, considerando todo o movimento modernista que ele ajudou a provocar?
As influencias e permanências do passado são importantes na nova configuração do modernismo, visto que o movimento modernista não se implantou do nada, mas sim a partir do que já existiu. Os conceitos tradicionais foram valorizados na nossa literatura, o caráter poético e a metrificação da criação foram aspectos visíveis para Mario, pois o mesmo não ignora o fato das definições já existentes lhe ajudarem na construção de sua obra literária. Mas, não esquecemos que essa obra cujo prefacio lança as bases estéticas do Modernismo, a obra marca o rompimento definitivo do autor com todas as estruturas do passado.
2. Comente a seguinte concepção de Arte: "Arte, que, somada a Lirismo, dá Poesia, não consiste em prejudicar a doida carreira do estado lírico para avisá-lo das pedras e cercas de arame do caminho."
Essa concepção justifica o pensamento de Mario de Andrade que fala do lirismo como

Relacionados

  • Atividade de Portfolio_Aula 05:“Poema Cão Sem Plumas”
    812 palavras | 4 páginas