LITERATURA BRASILEIRA III_ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_AULA 01_O PRÉ-MODERNISMO.

670 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
INSTITUTO UFC VIRTUAL
TURMA 2012.1
NOMES: ANTONIA KALINE VIEIRA SILVA

LITERATURA BRASILEIRA III_ATIVIDADE DE PORTFÓLIO_AULA 01_O PRÉ-MODERNISMO.

Quiterianópolis
2014

Atividade de Portfólio _ Aula 01

Leia o trecho a seguir retirado da obra Os sertões, de Euclides da Cunha, em seguida.

“Canudos não se rendeu. Exemplo único em toda a história, resistiu até ao esgotamento completo. Expugnado palmo a palmo, na precisão integral do termo, caiu no dia 5, ao entardecer, quando caíram os seus últimos defensores, que todos morreram. Eram quatro apenas: um velho, dois homens feitos e uma criança, na frente dos quais rugiam raivosamente 5 mil soldados.”
(CUNHA, Euclides da. Os Sertões. São Paulo: Três, 1984, p. 264)
Agora, leia o que escreveu Olavo Bilac sobre o fim da Guerra de Canudos.

“Enfim, arrasada a cidadela maldita! Enfim, dominado o antro negro, cavado no centro do adusto sertão, onde o Profeta das longas barbas sujas concentrava a sua força diabólica, feita de fé e de patifaria, alimentada pela superstição e pela rapinagem!”
(Olavo BILAC. Cidadela Maldita. Estado de São Paulo, 09/10/1897.)
Após a leitura dos textos acima, escreva um pequeno comentário (de pelo menos 1 página) refletindo sobre como a obra de Euclides da Cunha contribuiu para romper com a visão oficial que se tinha acerca da Guerra de Canudos. Para tanto, estabeleça comparações entre os textos de Euclides e Olavo, além de relacioná-los aos resultados de sua pesquisa pessoal sobre as obras, sobre o evento histórico e sobre o Pré-Modernismo.

Euclides da Cunha descreve em “Os Sertões” o fato histórico como uma forma de denúncia. Miseráveis reunidos, à procura de uma esperança, uma saída. Tendo como líder Antônio Conselheiro que foi classificado como monarquista, rotulado como o demônio pela republica. O autor exibe seu ponto de vista sobre a gente do

Relacionados