Listas auxilio física

Páginas: 5 (1213 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
1ª LISTA SEGUNDA ETAPA 1) Em um plano α, temos dois vetorese , com origens coincidentes, formando um ângulo θ. Se os módulos e são, respectivamente, iguais a 3u e 4u, determine o módulo do vetor-soma em cada um dos casos seguintes: a) Θ = 0º; b) θ = 90°; c) θ = 180° d) θ = 60°

2) No plano quadriculado a seguir, temos três vetores, , e :

Qual é o módulo do vetor resultante da soma dessesvetores?

3) Os vetores A e B da figura abaixo têm módulos respectivamente iguais a 24u e 21u. Qual é o módulo do vetor-soma S = A + B ? Dados: sem 30° = cos 30° = 0,50.

4) Um escoteiro, ao fazer um exercício de marcha com seu pelotão, parte de um ponto Pe sofre a seguinte sequência de deslocamentos: I. 800m para o norte; II. 300m para o oeste; III. 400m para o sul. Sabendo que a duração damarcha é de 8 min 20 s e que o escoteiro atinge um ponto Q, determine: a) O módulo do seu deslocamento vetorial de P a Q; b) O módulo da velocidade vetorial média e da velocidade escalar média de Pa Q, em m/s.

5) Que características de um vetor precisamos conhecer para que ele fique determinado? 6) O que são vetores iguais?

7) Calcule o módulo do vetor soma de a e b em cada caso:

8) Qualo vetor soma de dois vetores perpendiculares entre si cujos módulos são 6 e 8 unidades? 9) Calcule o ângulo formado por dois vetores de módulos 5 unidades e 6 unidades e cujo vetor soma tem módulo √61 unidades? 10) Determine o módulo de dois vetores, e , , perpendiculares entre si e atuantes, num mesmo ponto, sabendo que seus módulos estão na razão 4 e que o vetor soma de , e tem módulo 10. 11)Observe os vetores da figura.
3

Qual o módulo, a direção e o sentido do vetor , em cada caso: a) = a + b e) = c + d + e b) = d + e f) = a + c + d c) = a + d d) = c + d

12) A soma de dois vetores de módulos diferentes pode ser nula? 13) Quais as condições para que o módulo vetor soma de dois vetores, não-nulos, seja igual a zero?

14) As águas de um rio retilíneo movem-se com velocidadeVAM em relação às margens, sendo |VAM|= 3,0 m/s Sobre o rio, há duas pontes distanciadas de 800 metros. Um barco, cuja velocidade em relação à água tem módulo VBA = 5,0 m/s, parte de um ponto situado sob uma das pontes, sobe o rio até a outra ponte e volta para a primeira. Calcule: a) O módulo da velocidade do barco em relação às margens, na subida do rio; b) O módulo da velocidade do barco emrelação às margens, na descida do rio; c) O tempo gasto para ir de uma ponte à outra na subida do rio; d) O tempo gasto para ir de uma ponte à outra na descida do rio.

15) As águas de um rio retilíneo e de margens paralelas têm velocidade de módulo V AM= 3,0 m/s em relação às margens. Um barco sai de uma das margens em direção à outra, com velocidade de módulo VAM= 3,0 m/s em relação às margens.Um barco sai de uma das margens em direção à outra, com velocidade de módulo VBA = 4,0 m/s (em relação à água), de modo que seu eixo fica perpendicular às margens. Sabendo que a distância entre as margens é d= 800 m, calcule: a) O módulo da velocidade do barco em relação às margens; b) O tempo que o barco gasta para atingir a outra margem; c) A distância YZ (veja a figura), percorrida pelo barcorio abaixo, durante a travessia; d) A distância XZ percorrida pelo barco em relação às margens.

16) O piloto de um avião cuja velocidade em relação ao ar tem módulo 200 km/h deseja ir de uma cidade A até uma cidade B, situada 1.200 m ao norte de A. Os instrumentos do aeroporto indicam um vento que sopra de leste para oeste, com velocidade 50 km/h em relação ao solo. Portanto, para atingir acidade B o piloto deve inclinar o eixo do avião como indica a figura. Determine: a) A velocidade do avião em relação ao solo durante a viagem; b) O ângulo θ assinalado na figura.

17) (UF-PI) Um barco, cuja velocidade em relação à àgua é de 4,0 m/s, movimenta-se em um rio cuja correnteza tem velocidade de 3,o m\s com relação ao vagão. As velocidades dos meninos A e B, com relação aos trilhos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Off
  • lista fisica
  • Lista de física
  • Lista De Fisica
  • lista de fisica
  • Lista de fisica
  • lista de física
  • Lista Fisica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!