Listadeexercicios Biologia Digestao Comparada 22 06 2015

705 palavras 3 páginas
Lista de Exercícios

Biologia
Alexandre Bandeira e Rubens Oda
22.06.2015

Digestão Comparada
1. Os cavalos têm um longo apêndice cecal, colonizado por microbiota composta, entre outros microrganismos, de bactérias produtoras de celulase. Comparativamente aos ruminantes, o cavalo ingere uma maior quantidade de capim e perde, pelas fezes, uma maior quantidade de nutrientes. Tal fato se deve
a) à ação desenvolvida pelas bactérias que, ao produzirem celulase, impedem a absorção da glicose. b) ao baixo aproveitamento do material digerido, pois a digestão ocorre em região terminal do intestino. c) à existência, nos cavalos, de um estômago com quatro câmaras, desprovido de microbiota produtora de celulase.
d) ao hábito dos cavalos não ingerirem parte de suas próprias fezes para recompor a microbiota intestinal.
e) à competição pelo alimento e à impermeabilização do apêndice cecal exercidas pelas bactérias. 2. Qual cirurgia comprometeria mais a função do sistema digestório e por quê: a remoção dos vinte e cinco centímetros iniciais do intestino delgado (duodeno) ou a remoção de igual porção do início do intestino grosso?
a) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da digestão intestinal. b) A remoção do duodeno seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
c) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a maior parte da absorção dos produtos do processo digestório.
d) A remoção do intestino grosso seria mais drástica, pois nele ocorre a absorção de toda a água de que o organismo necessita para sobreviver.
e) As duas remoções seriam igualmente drásticas, pois tanto no duodeno quanto no intestino grosso ocorrem digestão e absorção de nutrientes e de água.

3. O sistema digestório é formado por diversos órgãos que atuam juntos para conseguir retirar dos alimentos as substâncias necessárias para o nosso corpo. O amido só pode ser aproveitado após ser quebrado

Relacionados