LISTADEEXERC CIOS QU MICA 1

567 palavras 3 páginas
LISTA DE EXERCÍCIOS QUÍMICA – 1º QUADRIMESTRE
1º ANO – ANGLO/ITATIBA (referente ao Setor B – Profa. Patrícia: aulas 1 a 8)

Data de Entrega: 03/04/2012.
Responder à tinta e em dupla.

1. O inglês John Dalton, baseado nos resultados de medidas das massas dos participantes de reações químicas, propôs o primeiro modelo atômico científico. Como era esse modelo? Como seu modelo ficou conhecido?

2. Qual é a grande descoberta de Thomson com os seus experimentos? Os seus resultados experimentais levaram a elaboração de um novo modelo atômico, que leva por terra o modelo atômico de Dalton. Como podemos diferenciar os modelos de Dalton e Thomson? Como o modelo atômico de Thomson ficou conhecido?
3. Ernest Rutherford realizou em 1911 uma experiência que envolveu a interação de partículas alfa com a matéria. Uma amostra de polônio radioativo emite partículas alfa (portadoras de carga elétrica positiva) que incidem sobre uma lâmina muito fina de ouro. Um anteparo indica a trajetória das partículas alfa após terem atingido a lâmina de ouro.
As interpretações dadas por Rutherford para os resultados dessa experiência permitiram a criação de um modelo para o átomo.
a) Quais os principais resultados experimentais que levaram Rutherford a criar esse modelo para o átomo?
b) Como é esse modelo?

4. O sódio e seus compostos, em determinadas condições, emitem luz amarelo-alaranjada característica. Explique este fenômeno em termos de elétrons e níveis de energia, segundo o Modelo Atômico de Bohr.

5. Um dos átomos usados na construção de bombas atômicas é o plutônio (símbolo Pu) com 94 prótons e 145 nêutrons. Escreva a representação para esse átomo, mostrando seu número atômico e seu número de massa.

6. Indique os números de prótons, nêutrons e elétrons presentes no íon: SO42-.
Dados: 11H e 168O.

7. Considere os átomos a seguir:
4019X 4020Y 9140Z 3919R 9039S 9040T
a) Quais são isótopos?
b) Quais são isóbaros?
c) Quais são isótonos?
d)

Relacionados