lista1bim fis2

5493 palavras 22 páginas
Lista de Exercícios - 1º Bimestre - Física II – Oscilações, Dilatação Térmica, Calorimetria e Propagação de calor.
Prof. Dr. Cláudio S. Sartori

9. Repita o Exercício anterior, porém suponha que para t = 0s o bloco possua velocidade -4,00 m/s e
1. A corda de um piano emite um dó médio deslocamento igual+0,200 m. vibrando com uma freqüência primária igual a 220 Hz.
(a) Calcule o período e a freqüência angular,
10. A extremidade da agulha de uma máquina de
(b) Calcule a freqüência angular de um soprano costura se move com MHS ao longo de um eixo Ox emitindo um "dó alto", duas oitavas acima, que é igual com uma freqüência igual a 2,5 Hz. Para t = 0 os a quatro vezes a freqüência da corda do piano. componentes da posição e da velocidade são +1,1 cm e
-15 cm/s.
2. Um corpo é deslocado 0,120 m da sua posição
(a) Ache o componente da aceleração da agulha de equilíbrio e libertado com velocidade inicial igual a para t = 0. zero. Depois de 0,800 s seu deslocamento é de 0,120
(b) Escreva equações para os imponentes da m no lado oposto e ultrapassou uma vez a posição de posição, da velocidade e da aceleração do ponto equilíbrio durante este intervalo. Ache: considerado em função do tempo.
(a) a amplitude, (b) o período, (c) a freqüência.
11.
3. Ao projetar uma estrutura em uma região propensa à ocorrência de terremotos, qual deve ser a relação entre a freqüência da estrutura e a freqüência típica de um terremoto? Por quê? A estrutura deve x possuir um amortecimento grande 01 pequeno?
MHS - Pêndulo Simples e Energia Mecânica

4. Um corpo de massa desconhecida é ligado a uma mola k cuja constante é igual a 120 N/m.
Verifica-se que ele oscila com um com uma freqüência igual a 6,00 Ache:
(a) o período, (b) a freqüência angular, (c) a massa do corpo.
5. Um oscilador harmônico é feito usando-se um bloco sem atrito de 0,600 kg e uma mola ideal cuja constante é desconhecida. Verifica-se que ele oscila com um período igual a 0,150 s. Ache o valor da constante da mola.
Escreva as

Relacionados