Lista03 PCD

598 palavras 3 páginas
Curso de Engenharia de Computação
Disciplina: Princípio de Comunicação de Dados - 2014/1
Lista de Exercícios III
Aluno: Lipie Augusto de Alcântara Souza

Questão 1)

Ambos são técnicas de multiplexação de sinais, isto é, a combinação de mais de uma transmissão aplicadas ao mesmo link de dados. A multiplexação FDM, a largura de banda no meio é compartilhada por várias transmissões analógicas, cada uma em uma faixa de freqüências distinta. Os sinais de várias freqüências são combinadas no multiplexador, gerando uma única onda a ser demultiplexada no receptor.

Já a multiplexação TDM é um processo digital, para compartilhar o meio entre transmissões que são intercaladas ao longo do tempo. Cada transmissão transmite uma amostra do seu sinal em um intervalo de tempo.

Questão 2)

A comutação possibilita a interconexão de diferentes sistemas, sem que estes fiquem diretamente conectados.

A comutação por circuito literalmente fecha um circuito completo entre dois pontos a serem conectados através de chaveamentos automáticos de circuitos. Surgiu na telefonia, e inicialmente este chaveamento permitindo a conexão era feito manualmente.

A comutação por pacotes a informação a ser transmitida é divida em partes, chamadas de pacotes. Estes pacotes são transmitidos nos enlaces, podendo ser direcionados por caminhos diferentes e tendo que ser montados no sistema destino. Os sistemas comutadores, (ou roteadores), recebem pacotes de vários enlaces e os encaminham para outros enlaces, direcionando-os até o destino.

Questão 3)

A comutação de circuito é adequada para fluxo continuo de dados, como por exemplo, para telefone ou transmissão televisiva, pois o caminho entre os pontos é dedicado, evitando cortes por conta de filas de espera.

A comutação por pacotes pode ser ruim neste sentido, pois com o aumento do fluxo de informações, podem se formar filas de redirecionamento de pacotes. Mas em redes de conexão entre computadores, que geralmente a informações é feita por

Relacionados